O Festival de Cinema de Jaraguá do Sul chega à sua sétima edição com uma programação intensa nesta semana, no Norte de Santa Catarina. Até o sábado, dia 12 de outubro, serão veiculados mais de 60 filmes que foram selecionados para a mostra competitiva. O evento ainda conta com uma série de workshops e rodas de conversa sobre cinema, tudo de forma gratuita.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Para a edição de 2024, foram inscritos 230 filmes, dos quais 67 foram selecionados para a mostra competitiva. O festival adota o formato híbrido, com exibições presenciais no Teatro da SCAR e transmissões online pelo YouTube.

A diversidade de gêneros é um dos pontos fortes do evento, com categorias que incluem documentários, ficção, animação, terror, comédia, drama, experimental e videoclipes, entre outros. Ao todo, serão premiadas 23 categorias, celebrando o melhor do cinema independente brasileiro. As exibições estão ocorrendo pela manhã, tarde e noite. Para assistir aos filmes de forma presencial, basta chegar na SCAR.

Confira a programação de filmes do Festival de Cinema de Jaraguá do Sul

Continua depois da publicidade

A sétima edição do festival contará ainda convidados de peso: este ano, a jornalista Renata Boldrini será uma das apresentadoras do evento. Ela apresenta o programa semanal de cinema “Preview”, no canal Telecine, comanda o programa diário “Que Tal um Cineminha?”, na Rádio Globo FM e já cobriu eventos de cinema em Cannes, Veneza, Toronto, Nova York e Paris. Na sua lista de entrevistados, estão celebridades como Brad Pitt, George Clooney, Tom Cruise e Angelina Jolie.

Já Jô Rauen, produtor e cineasta na Island Bridge Productions, que desenvolveu longa-metragens como Quarta Feira de Cinzas (Brasil 2023), O Velho Fusca, (Brasil 2022), Surviving Confession (USA 2019), participará como apresentador e júri pela segunda vez, neste ano.

— O Festival de Jaraguá do Sul, com sua abordagem inovadora, representa um marco significativo para o audiovisual brasileiro. Ele não apenas celebra a diversidade de formatos e gêneros, mas também coloca Jaraguá do Sul no centro das atenções no cenário nacional, destacando a cidade como um verdadeiro polo cultural — comentou o produtor.

Bate-papo e workshops com profissionais premiados

O evento ainda conta com rodas de bate-papo com profissionais do ramo do audiovisual que estarão presentes para instruir e responder questionamentos dos participantes. Entre eles estão Juan Espeche (SP), vice-presidente da IAAPA (International Association of Amusement Parks and Attractions) e ADIBRA (Associação de parques de diversões do Brasil), para falar sobre ‘Os Parques de Entretenimento no Audiovisual e seu potencial para Show Business’, em 9 de outubro, nesta quarta.

Continua depois da publicidade

A produtora Bia Ambriogi (SP), que trabalhou em filmes como Tropa de Elite e Dois Filhos de Francisco, fundadora da uPmix Estúdios e premiada com leão de ouro no Festival de Cannes com o filme Coke Thrist – Sound Experience, também estará presente em bate-papo no dia 11 de outubro, na sexta. Ela vai falar sobre ‘O Mecanismo do Trabalho Executivo – Distribuição Independente do Audiovisual no Mercado’.

Confira a programação completa de convidados no Festival de Cinema de Jaraguá do Sul

Já os workshops abrangem vários setores do cinema, como documentário e maquiagem. Os cursos acontecerão no Teatro SCAR, até o dia 11 de outubro, e as atividades serão feitas na Sala Multiuso 1. A programação completa e as inscrições devem ser feitas no site do festival.

Entre os nomes, estão a diretora de produção Betinha Ganymedez (SP); o professor, diretor de cena e roteirista, Lucas Araújo (SP); o jornalista, diretor e documentarista, Lallo Bocchino (SC); as maquiadoras Tainan Damasceno e Lais Bargon (SP); e o professor, ator, diretor, preparador de elenco e produtor de audiovisual, Mauricio Mascarenhas (SP).

Conheça mais o festival

O evento, que começou de forma modesta em 2017 e sem recursos financeiros, já surpreendeu na primeira edição com 280 filmes inscritos e 98 exibidos. Nas edições subsequentes, os números só aumentaram: 340 inscrições na segunda edição e 410 filmes na terceira. De 2020 a 2023, o formato online trouxe ainda mais visibilidade, com mais de 900 inscritos e 500 filmes exibidos, alcançando cerca de 80 mil visualizações.

Continua depois da publicidade

O Festival de Cinema de Jaraguá do Sul tem sido realizado pelo Instituto CAI – Centro de Artes Integradas, e conta com o apoio de importantes parceiros e da iniciativa privada. Com uma proposta inclusiva e democrática, o festival tem se destacado ao permitir a participação de cineastas de diferentes perfis, desde amadores até profissionais, e por manter a temática livre, o que o diferencia de outros festivais no Brasil. O objetivo é fortalecer ainda mais o setor em Santa Catarina e Jaraguá do Sul.

Veja fotos do Festival de Cinema e seus participantes

Leia mais

Festival de Música de SC bate recorde de inscrições com mais de 1,7 mil músicos

Fotos históricas revelam curiosidades do Parque Malwee, que completa 46 anos nesta sexta