Hoje à noite ocorre a cerimônia de premiação aos vencedores do 40º ediação do Festivald e Cinema de Gramado, com a entrega dos Kikitos. Já em clima de encerramentp, um balanço geral do festival foi realizado hoje à tarde em uma coletiva na sala de debates da Sociedade Recreio Gramadense. Estavam presnetes os curadores Marcos Santuario e Rubens Ewald Filho, o diretor da Um Cultural (produtora e proponente do Festival), Ralfe Cardoso, e a secretária de turismo e coordenadora do evento, Rosa Helena Volk.
Continua depois da publicidade
Segundo a organização do evento, em números, a cidade de Gramado excedeu as expectativas em tempos de Festival: a perspectiva inicial de receber 150 mil visitantes foi superada. Até sexta-feira a cidade já tinha recebido 170 mil visitantes.
Ralfe Cardoso também comemora o resultado alcançado pela 40ª edição, enfatizando a participação do público no processo de renovação do evento:
– Tivemos momentos com mais e menos interesse do público, mas nunca salas vazias. É um momento de retomada de público. A redução do valor do ingresso foi fundamental nesse sentido. E, com certeza, isso será permante. Não existe razão para fazer diferente.
A plateia também teve voz na coletiva. Susana Schild, do júri da crítica, elogiou a curadoria composta por José Wilker, Marcos Santuário e Rubens Ewald Filho:
Continua depois da publicidade
– Normalmente, em várias seleções, temos que escolher o menos pior. Não foi o que aconteceu nessa edição. Assistimos a filmes surpreendentes, inusitados e que mostram novos caminhos.
O diretor da Fundacine, Luiz Alberto Cassol, ainda agradeceu a acolhida do Festival em relação às entidades de cinema, destacando que essa foi a primeira vez em que as entidades participaram efetivamente de diálogos com o evento.