Como uma antecipação da Festa Nacional do Pinhão, Lages realizou, no último sábado (6), o Festival Colheita do Pinhão. Quem passava nas proximidades da Praça João Costa, era atraído pelo som da gaita ponto, das danças tradicionalistas e, claro, pelo cheirinho de pinhão servido quentinho.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Veja fotos do Festival Colheita do Pinhão

O evento, realizado pela Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, contou com uma estrutura montada no tradicional Calçadão, para que os participantes pudessem prestigiar o festival de forma mais confortável.

Continua depois da publicidade

Quais são as 32 composições finalistas do Festival Sapecada, da Serra catarinense

— O festival é o pontapé inicial para a Festa Nacional do Pinhão. Com ele queremos incentivar a colheita e comercialização do pinhão que é um incremento na renda de cinco a dez mil famílias da Serra. Além de ser uma das bases da nossa gastronomia. Além de festejar o início da colheita do pinhão, o festival traz o jeito serrano de ser — destacou o secretário.

A programação trouxe apresentações culturais, com a participação de Centros de Tradição Gaúchas (CTGs) e músicos tradicionalistas. Fora do palco o show ficou por conta da gastronomia típica a base de pinhão, feira de artesanato dos grupos Tramatusa e Terra Nossa e exposição dos Produtores da Serra, com seus produtos originários da região, como licores, bolachas caseiras, conservas, geleias, salames, mel e bombons artesanais.

O ponto alto do festival aconteceu no início da noite, quando foi realizada a tradicional sapecada de pinhão, lembrando o jeito mais rústico e original de se degustar a semente da araucária, resgatando o precioso costume serrano dos tempos dos tropeiros.

Leia mais

Lages será sede do IV Seminário sobre Sustentabilidade da Araucária

Parque de diversões que marcou época em SC anuncia retorno: “Ressurreição de um sonho”

As cidades de SC que mais venderam imóveis na largada de 2024