Se existe um sentido que define a identidade blumenauense, este sentido é o paladar. Afinal, a terra do Dr. Hermann Bruno é mais do que conhecida pelos prazeres gastronômicos que oferece a quem aqui mora ou visita. Essa infinidade de sabores e ingredientes vai estar ainda mais evidente a partir de terça-feira, quando começa a quinta edição do Festival Blumenau Gastronômico.

Continua depois da publicidade

Segundo a organização do evento, um público de 10 mil pessoas deve marcar presença nas sedes dos 22 estabelecimentos inscritos para experimentar pratos como frango à bier sauce e costela à la Münster. Cada casa criou pratos especialmente para o evento. De acordo com Develon da Rocha, da Sol Feiras e Eventos, que organiza o festival junto ao Empório Vila Germânica, a receptividade do público a atrações gastronômicas é cada vez maior:

– Prova disso são os eventos que vêm ganhando cada vez mais destaque, como o Festival de Botecos, o SC Gourmet, o Festival da Cerveja e o próprio Festival Gastronômico. Isso demonstra que o público, não só blumenauense, aprova este tipo de evento, o que também resulta no fortalecimento da economia da cidade.

Disputa pelo melhor prato de Blumenau

Continua depois da publicidade

Em relação a 2013, cresceu 40% o número de estabelecimentos participantes. Neste ano, restaurantes, bares e botecos, fast-food e confeitarias irão oferecer opções de pratos à base de ingredientes típicos regionais. Junto da cerveja e do chucrute, raiz forte e linguiça Blumenau também entram para o time. Novidade deste ano, o festival vai eleger o melhor prato do cardápio, com ajuda de um júri popular e outro convidado.

Quem provar os pratos também pode concorrer a prêmios. Um cartão fidelidade será entregue aos visitantes e deverá ser apresentado nos estabelecimentos inscritos que forem visitados. A cada 10 carimbos, o cartão com os dados do cliente será depositado em uma das urnas espalhadas pelos restaurantes participantes. Entre os prêmios, uma viagem com acompanhante para Buenos Aires, quatro ingressos e mais R$ 350 em créditos para consumo no Festival Brasileiro da Cerveja 2014 e uma refeição para duas pessoas em qualquer um dos lugares integrantes do festival.

Conforme conta Develon, a organização já começou a pensar na edição do ano que vem:

– O que podemos adiantar é que para o próximo ano visamos a ampliar a edição para o Vale Europeu. Também temos algumas surpresas reservadas.

Continua depois da publicidade