Neste fim de semana ocorre a 4ª edição do Festival Aldeia de todos os Cantos em Joinville, com dois dias recheados de programações culturais, vivências e diálogos com as manifestações populares da Baía da Babitonga. O evento será focado em algumas das comunidades indígenas, negras e açorianas que se encontram no entorno da Baia Babitonga, das cidades de São Francisco do Sul (Coral Indígena), Joinville (Afoxé e Maracatu), Araquari (Terno de Reis e Dança São Gonçalo) e Balneário Barra do Sul (Coral da Fundação Cultural com Boi de Mamão). Toda a programação é gratuita.
Continua depois da publicidade
O festival inicia com uma feira que receberá artesanato indígena-guarani e açoriano, com acessórios influenciados pela cultura afro-brasileira e alimentos da terra. À tarde, também serão apresentados 15 jogos com foco na cultura brasileira (O Jogo da História), por meio dos jogos da herança africana e da ancestralidade dos povos nativos das culturas tupi-guarani com o educador e escritor Jorge Hoffman. O festival ainda irá oferecer oficinas de música e dança relacionadas às manifestações locais. Também haverá rodas de conversa com membros de aldeias Guarani e comunidades negras da região, com o propósito de apresentar a forma de vida, valores, e cultura destas comunidades.
No início da noite se iniciam as apresentações musicais, que contarão com cortejo e shows no teatro do Sesc, apresentando os grupos tradicionais que irão compartilhar o palco com apresentações de artistas atuais cujas obras são influenciadas pela cultura popular.
O Festival Aldeia de todos os cantos, teve sua primeira edição em 2013 na cidade de Joinville, idealizado e realizado por Ana Paula da Silva. O evento contou com inúmeros shows, oficinas e encontros musicais e foi realizado por três anos consecutivos. Em 2018, o Festival Aldeia de todos os Cantos retorna para prestigiar, apresentar e salvaguardar a cultura da Babitonga. Uma grande oportunidade de (re)conhecer, experimentar, conviver e se conscientizar da importância destas comunidades para nossa região e honrar suas manifestações que tanto nos influenciam e nos remetem ao povo Brasileiro.
Este encontro é resultado do trabalho realizado em 2017 pelo projeto Babitonga Ativa/UNIVILLE, que visa, entre outros temas, valorizar o patrimônio cultural material e imaterial que envolve a baía.
Continua depois da publicidade
Quem assina a produção cultural é a Crioula Brasil Produções (que tem como responsável a produtora, compositora e cantora joinvillense Ana Paula da Silva) em parceria com o Projeto Babitonga Ativa/Univille.
Festival Aldeia de Todos os Cantos IV Edição Cultura Popular
Local: SESC Joinville, Rua: Itaiópolis, 470 – América
Horários:
Feira: 15h
O Jogo da História: 16h30 (Adulto e Infantil)
Oficinas de música e de dança: 16h30 (capacidade limitada a 30 pessoas)
Roda de Conversa: 17:00
Cortejo: 19h
Shows: 20h
Oficinas:
O Jogo da História: Jorge Luiz Hofmman.
Oficina de Dança: Ana Lucia Martins.
Oficina de Música: Rodrigo Gudin Paiva.
Diálogo Indígena: Caciques Ronaldo Karai Tukumbó, Nailza Ywai Silva, Ademilson Whera Moreira.
Antropóloga: Viviane Vasconcelos.
Diálogo sobre as Comunidades Negras:
Dilney Cunha, Alessandra Bernardino.
Cortejos:
Grupo Afoxé
Baque Mulher
Shows:
Natália Pereira (Vem ver nosso Boi Brincar) e Sarau Afro-açoriano.
Grupos de Araquari (Anúncio), Barra do Sul (Coral da Casa da Cultura),
Aldeia Morro Alto (Coral Infantil Guarani).