A 21ª Festitália encerrou neste domingo com gastronomia e música típica italianas. Segundo o presidente do Lira Circolo Italiano de Blumenau, José Domingos Gavioli, mais de 36 mil pessoas passaram pelo Setor 2 da Vila Germânica nos 10 dias da festa. Gavioli observa que o público cresceu 20% em relação ao ano anterior.

Continua depois da publicidade

Nesta edição, a festa passou por diversas modificações como incluindo a diversificação do cardápio – que passou de nove para 35 pratos típicos de todas as regiões da Itália – e o almoço aos sábados, que recebeu cerca de cinco mil pessoas.

– O público apreciou as mudanças. Devemos manter as novidades deste ano e ampliá-las para a edição de 2015, com mais espaços gastronômicos – projeta Gavioli.

As opções de bebidas também foram ampliadas: além dos vinhos, uma seleção especial de cervejas italianas foi oferecida. E pela primeira vez, a festa teve a Lira moeda própria para facilitar a compra de produtos da festa.

A 21ª Festitália ainda teve o Club Spazio per Bambini, uma área para crianças com livros, brincadeiras educativas e muito conhecimento sobre a cultura italiana. A Escola de italiano do Lira também expôs trabalhos de 20 alunos que montaram as suas árvores genealógicas e contam um pouco da história da imigração italiana.

Continua depois da publicidade