Depois de apostar em novidades gastronômicas e musicais em 2024, a Festitália foi surpreendida por um número que a organização do evento não via desde o retorno das comemorações, em 2022. Naquele ano, se vivia um cenário pós-pandemia e 30 mil visitantes prestigiaram a festa. Já em 2023, houve aumento de 20% no público, quando 36 mil pessoas passaram pelo Parque Vila Germânica. Desta vez, porém, um recorde foi registrado: cerca de 40 mil visitantes celebraram as tradições italianas em Blumenau. Com o resultado promissor, a próxima edição já foi confirmada.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp
Ao todo, foram 10 dias de programação, com início em 13 de junho e encerramento neste domingo (23). Para 2024, uma das propostas da organização foi a ampliação da oferta gastronômica: foram mais de 100 pratos disponíveis no cardápio, dos clássicos aos mais inovadores, com um valor que variou de R$ 18,00 a R$ 78,00. Já nas bebidas, além dos 17 estilos de cervejas artesanais, outras opções de vinhos também foram incluídas nesta edição, com mais de 60 tipos de rótulos diferentes para o público.
Veja fotos de algumas opções gastronômicas
Continua depois da publicidade
Aqueles que se interessam pelas atrações culturais, também não ficaram desapontados com a variedade de apresentações durante o evento. Foram mais de 45, no total. Para este ano, também estava programado o retorno de grandes shows, com orquestras que homenageiam a música italiana, com atrações especiais: Amazing Tenors, Orquestra de Guabiruba e Felice Itália e os Três Tenores Brasileiros. Os 10 dias contaram ainda com a presença de bandas inéditas na festa, formadas por grupos já consolidados em outros eventos e que investiram em um repertório com sucessos italianos.
Outro destaque de 2024 no âmbito cultural foi a ampliação do desfile, com 25 grupos e alegorias na Rua Humberto de Campos no sábado (15). Além de delegações de Blumenau e mais 10 cidades, desfilaram também o Dampfschiff — barco que participa da Oktoberfest representando a chegada dos imigrantes — e a Polentopeia, alegoria que homenageia um dos pratos mais consumidos dos eventos de imigração italiana há quase 30 anos em Ascurra.

O resultado de 2024 foi avaliado como positivo pela organização, já que houve crescimento em relação às edições anteriores da Festitália mesmo com o encurtamento da programação, que teve um dia a menos comparado à 2023. A festa também já está confirmada para 2025 e promete, mais uma vez, a ampliação dos grandes shows e evoluções no desfile. A edição ainda será marcada pelos 30 anos da Festitália e vai celebrar os 150 anos da imigração italiana no Brasil. Por isso, novas atrações estão sendo estudadas para 2025, segundo a equipe responsável pelo evento.
Datas, no entanto, não foram divulgadas.
*Sob supervisão de Augusto Ittner
Leia também
Ingressos da Oktoberfest Blumenau 2024: preços e como comprar on-line
Liminar impede que Ablutec use as marcas do Concurso e Festival da Cerveja