A Festitália 2023, em Blumenau, chegou ao fim neste domingo (2) e mostrou que a ideia de reestruturar o evento pode trazer, sim, resultados positivos à organização. Nos 10 dias de apresentações musicais e gastronomia típica, 36 mil pessoas passaram pelo Parque Vila Germânica, um aumento de 20% comparado ao ano passado. A “estrela” da festa também conquistou paladares: foram consumidas mais de 2,3 toneladas de polenta em só um dos restaurantes do local.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
No total, foram 14 pontos de venda de bebidas e alimentos na Festitália, com um cardápio que variava de porchetta a massas tradicionais. As opções gastronômicas eram inspiradas na cultura italiana e poderiam ser acompanhadas de vinhos, cervejas artesanais, drinks ou bebidas não alcoólicas.
De acordo com a organização, a responsável pelos vinhos do evento vendeu mais de 3 mil garrafas, enquanto o Vale da Cerveja, que estreou na Festitália com 15 cervejarias e mais de 50 rótulos diferentes, comercializou mais de 6 mil litros da bebida — com destaque para a sustentabilidade, já que mais de 4 mil pessoas usaram copos retornáveis.
Junto com restaurantes já conhecidos da região, o evento também teve estreias de negócios com produtos artesanais. É o caso do Permita Ser Restaurante e da 1910 Pizzaria, que comercializaram pizzas com massa de fermentação natural e superaram expectativas de vendas.
Continua depois da publicidade
Além disso, foi na Piazza Della Polenta, onde o alimento era servido apenas frito, que o público consumiu mais de 2,3 toneladas da iguaria, conforme já mencionado.

Para o presidente do Lira Circolo Italiano, Cacídio Girardi, o resultado surpreendeu.
— Vimos o pavilhão cheio, as pessoas se envolvendo com as músicas e a gastronomia italiana. É esse o nosso maior objetivo, sempre: conectar o público com a Itália através da nossa festa — ressalta.
Além das 40 opções gastronômicas, o evento reuniu, ainda, mais de 25 atrações musicais que puderam ser contempladas pelo público desde o dia 21 de junho. Esta edição já fez parte de um projeto que prevê transformar a festa em Blumenau na maior celebração italiana do país em cinco anos.
Continua depois da publicidade
Por esse motivo, em 2023 a organização adotou um novo formato e seleção para a gastronomia, atuando também no fortalecimento de apresentações musicais e negócios locais. A meta é que o evento ainda alcance 100 mil visitantes com a mudança da festa.
Leia mais: Festitália 2023 em Blumenau terá até cascata de polenta
O organizador do evento, Norberto Mette, reforça que o saldo deste ano já é positivo.
— Fizemos diversas reestruturações, sem perder de vista a proposta do Lira Circolo Italiano, que é preservar a difundir as tradições trazidas pelos imigrantes. Esse salto de público é muito simbólico e já começamos a trabalhar nos pontos que identificamos que podem ser melhorados para as próximas edições — finaliza.
Para 2024, a Festitália já tem data confirmada e deve ocorrer de 19 a 30 de junho.
*Sob supervisão de Augusto Ittner
Leia também:
Coteminas pretende demitir mais de 800 funcionários em Blumenau
Donos de vans protestam em Blumenau: “Não somos culpados pela baixa adesão aos ônibus”