A 32ª Festilha tem abertura nesta quarta-feira (20), às 19 horas, e contará com quatro dias para valorizar a cultura local de São Francisco do Sul, como a música, o patrimônio histórico e a gastronomia. Será a primeira edição da Festa das Tradições desde o início da pandemia – a última foi em 2019.

Continua depois da publicidade

> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp

O evento acontece até o próximo domingo (24) em três espaços: Pavilhão dos Açores (aterro da Babitonga), Pavilhão Babitonga (Mercado Público Municipal) e Espaço Cultural Júlia da Costa (rua Babitonga).

Serão 17 entidades envolvidas com a parte gastronômica, sendo 13 no Pavilhão dos Açores e quatro no Pavilhão Babitonga. Já o espaço cultural será dedicado ao artesanato local. Além disso, serão realizadas apresentações típicas do tradicional Boi de Mamão e Terno de Reis.

A diretora-presidente da Fundação Cultural Ilha de São Francisco do Sul (Fucisfs), Mariana Corrêa, explica que a Festilha está incorporada na memória afetiva do francisquense.

Continua depois da publicidade

– Todos nós carregamos na lembrança os almoços com a família, as comidas típicas, o artesanato, a música, enfim, os momentos que nos unem como povo. Nessa Festilha, nos dedicamos a resgatar essas tradições, que depois de dois anos, já estávamos com saudades – destaca.

Apresentação durante a última edição da Festilha, em 2019
Apresentação durante a última edição da Festilha, em 2019 (Foto: Prefeitura de São Francisco do Sul, Divulgação)

O secretário de Turismo, Hercílio Corrêa da Silva Netto, afirma que a organização precisou ser cautelosa em relação às aglomerações por causa da pandemia. Por isso, não haverá grandes shows nacionais nesta edição da Festilha.

– Entretanto, a população pode contar com artistas e grupos locais, que, com toda certeza, irão mostrar muito da nossa cultura, assim como foi idealizada a Festilha, há mais de 30 anos.

A programação completa do evento está disponível no site e nas redes sociais da Prefeitura de São Francisco do Sul.

Continua depois da publicidade

Leia também:

Edital de obra ao lado do rio Cachoeira, em Joinville, não atrai interessados

Joinville contrata restauração de monumento instalado em 1951

O que abre e o que fecha no feriado de Tiradentes em Joinville