Nesta manhã de sexta-feira (13), o prefeito Renato Gama Lobo e o vice Walmor Berretta Júnior reuniram a equipe de governo para a adoção de medidas preventivas em relação à pandemia mundial do coronavírus (COVID-19) anunciado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Entre elas, está o cancelamento de eventos como a Festilha, o Adora São Chico e o Encontro de Motos. As informações são do departamento de comunicação da Prefeitura de São Francisco do Sul.

Continua depois da publicidade

Considerado um vírus com baixa letalidade (índice de mortes), porém de fácil transmissão pelo ar, a recomendação é para que se evitem grandes aglomerações de pessoas. Neste sentido, por precaução, foi determinado o cancelamento de eventos acima de 500 pessoas no município, como é o caso dos citados acima. A Festilha ocorre desde 1989 e, neste ano, seria entre 15 e 19 de abril.

Conteúdo aberto: confira o site especial sobre coronavírus

Outros pontos considerados e que exigem cautela em São Francisco do Sul são em relação à existência de uma expressiva população de idosos, principal público afetado pela doença, e, também, a questão do porto enquanto porta de entrada em potencial para o vírus.

Um comitê de crise na saúde será criado para coordenar e acompanhar todas as estratégias e ações. Estão sendo estudadas as possibilidades para a alocação de recursos a serem destinados para o que for necessário aos trabalhos de saúde.

— Estamos empenhados neste momento em realizar o que for necessário para que a cidade enfrente esse momento crítico da melhor maneira possível. Não queremos que as pessoas tenham pânico, mas sim mantenham atenção e precaução redobrada, cumprindo as orientações e recomendações médicas — ressalta o prefeito Renato Gama Lobo.

Continua depois da publicidade

Coronavírus em SC: acompanhe a evolução da doença no Estado