A combinação entre o céu azul e o sol radiante deixou o Centro Histórico, em São Francisco do Sul, ainda mais atraente na tarde deste sábado para receber os turistas durante a 27ª edição da Festilha. Opções não faltaram para deixar o dia de folga ainda mais agradável. Música para todos os gostos, apresentações artísticas, gastronomia variada.
Continua depois da publicidade
>> Leia mais sobre Joinville e região
Mas, não dá para ir à Festa das Tradições da Ilha sem experimentar o prato principal. O tradicional pirão com linguiça é preparado com muita dedicação por um grupo de 36 amigos. O prato que num primeiro momento parece simples, possui um ritual durante o preparo. A linguiça defumada é pré-cozida antes de passar pela grelha. Vários tipos de temperos acompanhados de limão dão o gosto ao pirão.
– O pirão é temperado com pimentão, alfavaca, cebolinha e uns temperinhos que a gente não divulga, é segredo. Por isso que tem 43 anos – se limita a contar um dos integrantes da vanguarda, Lourival Budal Júnior, de 40 anos.
Continua depois da publicidade
No ano passado, foram vendidos 3,6 mil pratos de pirão com linguiça. Neste ano, a expectativa é vender até 4,5 mil pratos.
O casal Rudimar Ferreira, 50, e Isabel Ferreira, 49, que mora no bairro Fátima, em Joinville, aproveitou o passeio para degustar a culinária local _ que também é regada à frutos do mar _ e apreciar a vista no trapiche. O casal visita a festa há pelo menos cinco anos.
– O que nos atrai? A Baía da Babitonga, a simplicidade do pessoal, o acolhimento é muito bacana e a culinária também – revela Rudimar.
Continua depois da publicidade
Pertinho do trapiche, quem dá as boas-vindas é a Nega Chica. A personagem que já é figurinha carimbada da ilha é interpretada pela animadora Jucilene Schmidt, 59 anos. Ela se veste de Abayomi, a boneca africana da sorte. Os trajes são iguais aos das bonequinhas feitas de retalhos e que serviam como brinquedos às crianças que chegaram ao Brasil nos navios negreiros.
De acordo com a história contada pela personagem, a boneca representa a sorte daqueles que chegaram com vida após meses de viagem em condições precárias.
– Aqui todo mundo conhece! Na Festilha, a Nega não pode faltar, tem que estar em todas – brinca.
Continua depois da publicidade
Outra turista joinvilense, moradora do bairro Costa e Silva, Sonia Moreschi, 50, aproveita a festa na companhia das filhas de 5 e 11 anos e do marido. A mais velha levou para casa um lencinho de cabelo confeccionado pela artesã Loreni Romão que é natural da ilha. Enfeites, lembranças e acessórios dos mais variados são disponibilizados nas feiras que colorem a festa ao longo do caminho.
Neste sábado, a festa segue até às 22 horas ao som de bandas regionais. Mais tarde, a partir da meia-noite, a arena de shows será embalada pela música sertaneja da dupla Bruninho e Davi. A Festilha encerra neste domingo com show nacional de Luan Santana, às 22 horas, também na arena principal de shows.
Programação deste sábado e domingo
Sábado – 11/04
20 horas – Seresta no Mercado Público e apresentações de músicos locais nos pavilhões Ilha da Paz e Espaço do Samba
Continua depois da publicidade
22 horas – Jackson Just e banda no pavilhão Ilha Grande e bandas locais nos pavilhões Ilha da Paz e Espaço do Samba
0 horas – Bruninho e Davi na Arena de Shows
Domingo – 12/04
11 horas – Abertura dos pavilhões e praça de alimentação
12, 16 e 20 horas – apresentação de músicos locais nos pavilhões Ilha da Paz e Espaço do Samba
16 horas – Bingo no pavilhão Ilha Grande
22 horas – Free Band no pavilhão Ilha Grande
22 horas – Luan Santana na Arena de Shows