Festas em lanchas estão proibidas no final de semana em Santa Catarina. Essa restrição não estava presente nos últimos dois fins de semana em que uma série de medidas passaram a valer. A regra foi incluída no Diário Oficial publicado pelo Estado na noite desta quinta-feira (11) e passa a valer junto com o decreto que já havia sido publicado anteriormente com restrições para os próximos dias.
Continua depois da publicidade
De acordo com o Diário Oficial, fica proibida a utilização de marinas, clubes e garagens náuticas, piscinas de uso coletivo, clubes sociais e esportivos e também quadras esportivas. No decreto anterior, estas restrições não estavam descritas. Nenhum tipo de aglomeração é permitido em qualquer ambiente, sendo em locais internos ou externos, incluindo lanchas e barcos.
O assunto já mobilizou autoridades do Estado que chegaram a promover operações nos fins de semana e feriados no Litoral Norte Catarinense, na região do Caixa d’Aço que fica em Porto Belo e também em Balneário Camboriú.
Em fevereiro deste ano, uma força-tarefa que reuniu pelo menos 10 órgãos de segurança desencadeou fiscalizações no Caixa d’Aço. No local, foram flagradas cenas de sexo em público investigadas pela Polícia Civil.
Além disso, o uso de drogas, perturbação de sossego e a poluição do meio-ambiente também foram registrados pelos órgãos fiscalizadores. Os moradores da região reclamam da “baixaria” que ocorre no local na alta temporada de verão, mesmo com a pandemia.
Continua depois da publicidade
Fiscalizações no Caixa d’Aço
A força-tarefa montada para fiscalizar o cumprimento das medidas sanitárias para conter o avanço da Covid-19 será intensificada no Caixa d’Aço, em Porto Belo, neste sábado (13) e domingo (14).
De acordo com o 1º Tenente da Polícia Militar e comandante do 4º Pelotão da Polícia Militar de Porto Belo e Bombinhas, Robson Joubert dos Santos, as fiscalizações não pararam durante o verão e serão intensificadas na cidade toda devido ao decreto.
A força-tarefa é composta com integrantes da Polícia Militar, Guarda Municipal Vigilância Sanitária, Defesa Civil, Polícia Civil e também do Corpo de Bombeiros Militar de Porto Belo. De acordo com o tenente, estabelecimentos comerciais e empresariais serão fiscalizados, além da região do Caixa d’Aço.
Restrições do fim de semana
A partir das 23h desta sexta-feira (12) passam a vigorar as medidas mais restritivas no Estado e ficam proibidas todas as atividades de serviço ou comércio, exceto aquelas consideradas essenciais. As regras foram publicadas no decreto 1.200, de 10 de março de 2021, e seguem ativas até as 6h de segunda-feira (15). Confira a lista de tudo o que está proibido.
Continua depois da publicidade