Eleonora Teresinha da Silva Tavares
Cabeleireira, moradora de São José
Remexendo naquela gaveta de fotos que todas as famílias têm, me deparei com uma que me fez voltar ao passado, pois é daquele tipo de foto que jamais cansamos de olhar nos mínimos detalhes. A foto em questão registrou o meu primeiro ano de vida, ocorrido em 9 de dezembro de 1964. Eu sou aquela moreninha no colo do meu irmão Carlos Silva, acompanhada ainda do meu irmão Sérgio Silva (fundo) e das minhas irmãs Maristela Silva Kretzer (primeiro plano) e Maria de Fátima Silva Marques. Depois nasceram José Luis Silva e Andréa Silva Lohmeyer).
Continua depois da publicidade
Naquela época, claro que pela minha tenra idade, eu não tinha consciência das dificuldades da vida, mas com certeza entendia e sentia muito bem o quanto era amada pelos meus irmãos e pais, Olímpio Sebastião da Silva, 81 anos, e Lurdes Maria da Silva, 78 anos, que na graça de Deus estão até hoje ao nosso lado.
A nossa família viveu durante muitos anos na Rua Crispim Mira no centro de Florianópolis e era uma praxe, por mais humilde que fôssemos, festejarmos os nossos aniversários. Mesmo que dependêssemos só do salário de comerciário do meu pai, ele nunca deixou de patrocinar os quitutes que os belos dotes culinários da minha mãe e das minhas tias e vizinhas transformavam em deliciosos salgados e doces, com bolos supercoloridos e enfeitados (pena que a foto é em preto e branco), brindando os felizes aniversários com “guaranás caçulinha” comprados no “Bar do Seu João”.
Continua depois da publicidade
Eu e meus irmãos crescemos, casamos e nos multiplicamos. Hoje a nossa família que começou com meus pais e os seus sete filhos já passa de mais de 60 membros e festejamos sempre com muita alegria os nossos aniversários, dos netos e bisnetos que demos para os meus pais, da mesma forma que aprendemos com eles: com fartura, alegria e muita união. A nossa família é a prova viva de que o passado valeu a pena!