Com início marcado para esta sexta-feira, a 32ª edição da Festa Pomerana, em Pomerode, apresenta três novidades para este ano. Uma delas é o desfile de trajes típicos nos dias 20 (terça-feira) e 22 (quinta-feira), a partir das 20h, no pavilhão cultural.
Continua depois da publicidade
A gastronomia, que é um dos pontos altos da festa, também está renovada. Um dos restaurantes, que também faz sua estreia no evento, vai oferecer pratos típicos da culinária alemã de forma mais contemporânea. O spatzel, por exemplo, ganhará nova versão com o uso de espinafre. Este ano quem for à Festa Pomerana pode aproveitar também o cordon bleu (lombo de porco recheado com queijo e presunto), que pela primeira vez será comercializado no local.
A terceira novidade está no Concurso de Delícias Caseiras, que nesta edição ganha outra categoria de disputa: a escolha da melhor cerveja caseira. Apenas os pomerodenses podem participar dos concursos, a partir de inscrições feitas no Portal Turístico de Pomerode.
Ao todo 50 bandas e grupos folclóricos irão participar da festa, que, segundo a organização, deve atrair cerca de 80 mil pessoas. Excursões de Pernambuco, Tocantins e também da Alemanha já confirmaram presença. Os organizadores esperam ainda a visita de turistas que estão no litoral, aproveitando as praias da região.
No último sábado, chuvas fortes destruíram a lona que protegia alguns carros que serão usados nos desfiles. Segundo a organização, houve pequenos estragos, que já estão sendo recuperados e não chegam a prejudicar as apresentações.
Continua depois da publicidade
A Festa Pomerana vai de sexta até o dia 25. Os ingressos custam R$ 15 às sextas e sábados. Nos outros dias o valor é de R$ 8. Pessoas com traje típico alemão não pagam para entrar. Pomerodense tem entrada gratuita, mediante comprovante de endereço, nos dias 19, 20, 21 e 22. No dia 21, quando o município faz aniversário, o acesso é livre para qualquer pessoa.