Oferecer ao público uma experiência agradável, inclusiva e inesquecível para todos é um dos principais objetivos da 34ª Marejada, que está em andamento até o dia 23 de outubro no município de Itajaí. O evento é consolidado como a maior festa do pescado do Brasil, mas também se destaca por ser inclusivo e sustentável.

Continua depois da publicidade

> Zero plástico: Sustentabilidade é um dos pilares da 34ª Marejada

Para garantir a inclusividade de todos, a Marejada foi planejada através do Plano de Acessibilidade, realizado em parceria com o Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência de Itajaí (Comadefi). O objetivo de cada ação foi garantir autonomia e segurança para que as pessoas com qualquer dificuldade de mobilidade pudessem acessar todas as áreas do evento.

Durante os 18 dias de festa, o evento conta com acesso prioritário a idosos com mais de 60 anos, gestantes, deficientes físicos, pessoas com mobilidade reduzida, obesidade, crianças de colo e autistas. Ainda, entre as medidas adotadas, está a disponibilização de cadeiras de rodas durante todos os dias e horários. Os banheiros e balcões da Marejada também foram adequados para atender a todas as pessoas.

O secretário de Turismo e Eventos de Itajaí, Evandro Neiva, destaca que este é o único no calendário de festividades de outubro de Santa Catarina que é totalmente acessível. Segundo ele, as ações para transformar a Marejada em um ambiente inclusivo foram premiadas, na edição anterior, pelo Ministério do Turismo.

Continua depois da publicidade

— Quando nós destacamos que a Marejada é uma festa inclusiva e familiar, é porque queremos receber todas as pessoas no evento — desde crianças a idosos. A ideia é que todos convivam com harmonia neste espaço, para que o evento receba famílias — afirma o secretário.

Novidades nesta edição

Os diferenciais desta edição começaram, ainda, no processo de divulgação da 34ª Marejada. Todas as postagens de redes sociais e materiais disponíveis no site foram desenvolvidos para serem compreendidos para pessoas com deficiência visual. Para que as pessoas pudessem andar com conforto, os corredores do evento foram ampliados. Ainda, houve mudanças na disposição das mesas, que foram organizadas de forma mais espaçada para facilitar a mobilidade.

— Por ser um evento público e gratuito, um dos princípios da Marejada é ofertar uma experiência que seja igual ou similar para todos que nos visitam. Queremos, além da cultura, gastronomia e entretenimento, acesso a conforto e mobilidade para as pessoas durante os 18 dias de programação — destaca Evandro.

Ainda, os trabalhadores da 34ª edição receberam treinamento e o evento terá uma equipe especializada em libras. Outra grande característica de inclusão é a audiodescrição: todos os cardápios disponíveis no evento foram gravados no formato audiodescritivo. Eles foram disponibilizados em grupos em aplicativos de conversa, mas estão disponíveis em todos os restaurantes e bares. Para melhorar ainda mais a experiência para os deficientes auditivos, audiodescrições estão sendo transmitidas nos sistemas de som.

Continua depois da publicidade

Para quem tem deficiência visual ou baixa visão, uma mesa tátil está disponível para orientar sobre as áreas internas e externas do evento. Ainda há vagas de estacionamento exclusivas disponíveis, pulseiras de identificação específicas para autistas, canudos especiais para pessoas com dificuldade de deglutição e rampas de acesso para cadeirantes.

Quem estiver na Marejada e quiser receber orientações sobre as ações de inclusão, poderá se dirigir até o Balcão de Acessibilidade, localizado na entrada do Centreventos — local em que está acontecendo o evento. O atendimento no espaço acontece das 18h às 21h em dias de semana, e das 10h às 21h nos finais de semana.

Balcão de Acessibilidade
Balcão de Acessibilidade (Foto: Luciana Leão)

A 34ª Marejada

Nos primeiros 11 dias de evento, passaram pelo Centreventos mais de 200 mil visitantes. Além dos moradores de Itajaí, passaram também pela festa turistas de diversos locais de Santa Catarina e do país, conforme divulgou a prefeitura.

E, na última semana da Marejada, o cronograma do evento estará bastante movimentado. Além das atrações gastronômicas, musicais e culturais, os visitantes terão acesso a quase 30 brinquedos no Parque de Diversões e Espaço Kids. Todas as atrações foram pensadas para oferecer ao público muito entretenimento, valorização da cultura e gastronomia locais e diversão para toda a família. A Marejada segue até 23 de outubro com entrada gratuita e pet friendly. 

Continua depois da publicidade

Para acessar toda a programação, basta acessar o site do evento.

Leia também

Conheça as principais atrações da 34ª Marejada, em Itajaí

Gastronomia com peixes e frutos do mar é destaque na 34ª Marejada

ATL Day traz música, foodtrucks e 12 cervejarias em Criciúma