Uma ação da Defesa Civil de Gaspar e da Polícia Militar na tarde desta segunda-feira (8) vai orientar o hotel onde ocorreu uma festa junina com a presença do governador Carlos Moisés (PSL) sobre ações de combate à Covid-19. A força-tarefa, que engloba agentes do Estado e do município, pretende instruir o Fazzenda Park Hotel sobre as medidas necessárias para frear o avanço do novo coronavírus.

Continua depois da publicidade

O local também será notificado sobre o evento do fim de semana.

De acordo com Evandro de Mello do Amaral, superintendente da Defesa Civil de Gaspar e coordenador do Sistema de Comando de Operações (SCO) — órgão criado para ações conjuntas referentes à pandemia —, esse trabalho de orientação quer evitar que eventos como o de sábado (6) se repitam no local.

> Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus

— Tomaremos a mesma providência que tomamos com outros estabelecimentos que já foram fiscalizados, como mercados, bares, restaurantes, academias. Temos uma boa relação com o Fazzenda [Park Hotel], mas agora infelizmente teremos que fazer uma visita, notificá-lo e pedir para que essa situação não ocorra de novo. Isso [a festa de sábado] não pode ocorrer no nosso município — afirma o superintendente da Defesa Civil de Gaspar.

Continua depois da publicidade

> Quer receber notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Santa

Embora as imagens que repercutiram no fim de semana sejam o estopim para a ação no local, o trabalho de fiscalização das autoridades será o mesmo em comparação a outros estabelecimentos, explica Major Pedro, comandante da Polícia Militar de Gaspar:

— Vamos lá, falaremos com o proprietário, verificaremos as instalações, e pediremos para que não ocorram novos eventos. A fiscalização será feita para ver se o local está cumprindo o decreto do governo do Estado em relação ao novo coronavírus.

Entenda

O governador Carlos Moisés da Silva (PSL) participou de uma festa junina promovida por um hotel na tarde deste sábado (6), em Gaspar, no Vale do Itajaí. Em um vídeo que circula nas redes sociais, é possível ver o governador sem usar máscara e conversando com outras três pessoas a uma curta distância, contrariando as recomendações de distanciamento social feitas por especialistas.

Leia também: “O governador Carlos Moisés (PSL) pisou na bola ao participar de uma festa junina no fim de semana, sem máscara”, opina Dagmara Spautz

Continua depois da publicidade

O que diz o governo do Estado

Em nota divulgada na tarde deste domingo, o governo do Estado afirmou que o governador esteve hospedado no hotel neste fim de semana e que ele apenas “conversou brevemente” com algumas pessoas.

“No momento em que o governador jantava, um hóspede que fazia apresentação musical no ambiente mencionou a presença do chefe do Executivo estadual, que passou a ser procurado por outras pessoas em sua mesa e, por cortesia, interrompeu por um momento a refeição e conversou brevemente com algumas delas. Todas as normas de segurança foram observadas pelo governador, assim como pelo estabelecimento em que ele se hospedou, que respeitou a limitação na ocupação máxima em razão da pandemia”, afirma a nota do Estado.

Leia também: “Carlos Moisés dá o combustível que a oposição quer para incendiar o próprio governo”, opina Ânderson Silva

O que diz o hotel

“Estávamos com menos de 50% de nossa ocupação, e as mesas respeitavam o distanciamento de 1,5 metro, como sugerido. O hotel preza pela segurança de todos os nossos hóspedes e colaboradores, estamos realizando todas as práticas exigidas, por isso afirmo nosso compromisso com o bem estar de todos”, afirmou, em nota.

Continua depois da publicidade

Veja a nota completa

O Fazzenda Park Hotel esclarece que desde o dia 15 de maio, quando retomou as atividades depois de permanecer fechado por 60 dias devido à pandemia do novo coronavírus, cumpre todas as exigências determinadas pelos órgãos competentes e outras além das solicitadas. Todos os hóspedes têm a temperatura aferida na chegada do hotel, há pontos com dispensador de álcool gel distribuídos pelas dependências, há a orientação pelo distanciamento mínimo para evitar aglomerações e o uso de máscaras para todos os presentes.

É obrigatório o uso de luvas descartáveis para as refeições, ambientes de uso comum tem circulação de ar renovável e a capacidade máxima é de 50% de ocupação. Como já é tradicional, o hotel está decorado com motivos juninos, bem como a gastronomia desta época tem no cardápio ingredientes típicos do mês de junho. As apresentações musicais não sugerem aglomerações como bailes e festas. Estão sendo promovidas apresentações culturais em ambientes abertos, ou durante as refeições, com os hóspedes distribuídos com distância de segurança entre as mesas.

A fogueira junina fica na parte exterior do hotel, em local amplo e ao ar livre. Desta forma o hotel assume o compromisso de zelar pela segurança de todos que confiam o lazer de suas famílias. O Fazzenda Park Hotel orienta para todos os procedimentos de segurança e conta com o bom senso e a consciência dos hóspedes para colaborar com o bem-estar de todos.