Mesmo com o tempo fechado, muitos joinvilenses não resistiram e foram até Campo Alegre neste domingo para degustar de uma boa carne de ovelha e das atrações da 15ª Festa Estadual da Ovelha.
Continua depois da publicidade
Esse foi o caso de Hellen Somavilla, 32 anos, que levou a pequena Manoela Somavilla, 2 anos, para se divertir na tradicional confraternização do Norte do Estado.
– É a primeira vez que a gente vem. A festa é bem organizada e familiar. Uma alternativa de diversão para a gente -, disse.
Para esta edição foram preparados 15 mil quilos de carne de ovelha, que é o principal ingrediente dos pratos típicos da festa, como o pastel de ovelha, o carré de cordeiro e o pernil.
– A qualidade da carne, do cozimento e do tempero é muito boa -, elogia Hellen.
Continua depois da publicidade
A festa oferece muitas atrações para as crianças, como o pula-pula, pelúcias em forma de ovelha, balões coloridos e o próprio galpão de exposição dos animais, que encantou o pequeno Enzo Froehlich de Souza, 3 anos, de Jaraguá do Sul.
– É a primeira vez dele na festa e a primeira vez que ele vê uma ovelha. Ele ficou encantado -, conta a mãe dele, Adriana Froehlich de Souza, 36 anos.
O evento também atraiu visitantes de outras cidades da região, como São Bento do Sul, Rio Negrinho, Corupá e até de Barra Velha. Mas para o secretário de Turismo de Campo Alegre, Ernesto Larsen, 45 anos, os joinvilenses são a maioria.
– Joinville adotou Campo Alegre -, disse.
O artesanato da cidade é uma atração a parte na festa. Larsen explica que para a festa não perder a essência, foi mantido o galpão com as barraquinhas de artesanato. A artesã Vani Maria Wibbelt, 60 anos, está satisfeita com a quantidade de clientes.
Continua depois da publicidade
– O movimento está ótimo, melhor que o ano passado. A cada ano vai aumentando o número de compradores -, conta.
Os produtos mais procurados na barraca dela são as telas com hortências e as pelúcias de ovelha, duas marcas da cidade.
– Tudo trabalho artesanal -, destaca Vani.
Até a noite deste domingo, a Prefeitura estimava que 95 mil pessoas passariam pelo evento, no centro da cidade. A 15ª Festa da Ovelha termina nesta segunda-feira, no 116º aniversário de Campo Alegre, com o show da banda gospel Filhos do Homem às 20 horas.