Nacional, consolidada e cada vez maior, a Festa do Pinhão, em Lages, busca agora um novo conceito, o de ecologicamente correta. Se a limpeza do Parque Conta Dinheiro e do restante da cidade já são destaques históricos, neste ano a consciência ambiental integra a programação, e a reciclagem de lixo inicia já com o público que prestigia o evento.

Continua depois da publicidade

>>> Site especial traz todas as informações sobre a Festa do Pinhão

Os comerciantes que se instalaram no parque receberam panfletos educativos pelos quais foram orientados a fazer a separação do lixo já em seus estandes. Por todos os cantos do Conta Dinheiro foram espalhadas 140 lixeiras com a logomarca da Festa do Pinhão, das quais, 60 feitas com galões de tinta que seriam descartados. O restante é de sacos de papel reciclado. Todas estão identificadas com as palavras “orgânico” e “reciclável” a fim de incentivar o público a separar o lixo enquanto curte a festa.

– É fácil ver as pessoas indo até as lixeiras e juntando o lixo que outras deixam no chão -, diz o secretário municipal do Meio Ambiente, Mushue Hampel.

Continua depois da publicidade

Para a 25ª Festa Nacional do Pinhão, a prefeitura contratou temporariamente 150 profissionais de limpeza que garantem o item que mais agrada ao público, segundo pesquisa realizada no parque pela Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac).

Divididos em quatro equipes batizadas de Araucária, Boi de Botas, Gralha Azul e Leão Baio, estes trabalhadores se revezam durante as 24 horas do dia para deixar o parque limpo, organizado e confortável. São eles os responsáveis por coletar os resíduos depositados nas lixeiras para separá-los e dar a destinação correta.

Durante a festa são recolhidos 1,1 mil quilos de lixo por dia dentro do parque. Na quarta-feira, 29, quando ocorreu o show da dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano, a quantidade chegou a dois mil quilos. Assim, até este domingo, quando acaba a festa, a quantidade de lixo produzida durante os 10 dias do evento chegará a 12 toneladas, isso sem contar o papel higiênico, que se dissolve em um líquido especial existente na fossa dos banheiros químicos e não é contabilizado.

Continua depois da publicidade

Do total recolhido, 80% é reciclável, como plástico, papel, lata e vidro. Todo este material é enviado diariamente a uma cooperativa de reciclagem no Bairro São Miguel, onde os cooperados o reaproveitam e comercializam para sustentar suas famílias. O lixo orgânico é encaminhado ao aterro sanitário localizado no Distrito de Índios e que é considerado um modelo para o Brasil.

– Um dos benefícios da Festa do Pinhão é passar a mensagem da importância da reciclagem mais facilmente ao maior número de pessoas. Em 2014 teremos mais lixeiras e faremos uma separação até mesmo entre os recicláveis, com plástico e papel em um lugar e vidro em outro. Assim, buscamos para a nossa grande festa o conceito de ecologicamente correta -, conclui o secretário do Meio Ambiente de Lages.