Lages tornou-se o principal destino durante a 34ª Festa Nacional do Pinhão, que movimentou a cidade entre os dias 24 de maio a 02 de junho. Mesmo após o fim do tradicional evento, as atrações seguem movimentando a cidade até o domingo (9) na estrutura montada no calçadão da Praça João Costa, no Centro.
Continua depois da publicidade
Mais uma vez, o maior município da Serra catarinense se transformou para receber visitantes de todas as partes do estado e demais regiões do país. O aumento no fluxo de pessoas resultou em um aquecimento na economia local, movimentando vários segmentos. Para o prefeito de Lages, Antonio Ceron, o sucesso do evento se deve ao apoio dos lageanos.
— Se hoje a nossa Festa tem toda essa magnitude, é porque cada um dos nossos cidadãos têm orgulho dela e, juntos, fortaleceram o evento com o passar do tempo — diz.
Mais uma edição de sucesso
O resultado da 34ª Festa Nacional do Pinhão, ainda passa por apuração, mas os números parciais são bastante otimistas e mostram a consolidação do evento no país. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo divulgou que a taxa de ocupação da rede hoteleira atingiu 100% durante os dez dias de festa.
Além dos hotéis, as plataformas digitais de hospedagem, como o Airbnb, também se esgotaram nos dias de maior movimento da Festa — a exemplo da quarta-feira (29), com o show de Ana Castela e do sábado (01), com Gusttavo Lima como principal atração.
Continua depois da publicidade
Já no comércio, segundo dados da Câmara de Dirigentes Lojistas de Lages (CDL), houve um incremento de 7% no valor das vendas locais quando comparadas à edição do ano passado.
— A Festa do Pinhão traz inúmeros benefícios à cidade, já que a economia local é impulsionada com o aumento no fluxo de turistas. O resultado é a visibilidade e fortalecimento do município enquanto polo turístico — afirma o Presidente da CDL Lages, Zulmiro Klann.
Tradições locais valorizadas
Antes mesmo do início da Festa do Pinhão, as tradições lageanas ganham destaque através do Recanto do Pinhão Aracy Paim, conhecido tradicionalmente como o esquenta para a programação principal. Em 2024, o evento começou dois dias antes da festa, e estendeu-se por mais sete dias após o término. Com isso, as atividades culturais seguem até o domingo (09), com mais de 110 atrações artísticas regionais e locais.
De acordo com Giba Ronconi, superintendente da Fundação Cultural de Lages (FCL), responsável pela organização, o Recanto é um espaço extremamente democrático, com acesso para todos os públicos. Para receber o público com conforto, uma grande estrutura foi montada.
Continua depois da publicidade
A gastronomia no Recanto do Pinhão Aracy Paim trouxe um cunho filantrópico ao evento. Os responsáveis pela culinária típica da região foram sete entidades beneficentes de Lages, e todos os recursos levantados com a comercialização dos pratos foram destinados para dar continuidade às ações sociais desenvolvidas por elas.
Outro diferencial do evento foi a destinação de dois espaços para o artesanato local e regional e à Associação Lageana de Escritores (ALE). A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, também se fez presente com estande de informações e atrações turísticas da cidade.
Maior festival de música nativista do país
Em mais uma edição de sucesso, a 22ª Sapecada da Serra Catarinense e 30ª Sapecada da Canção Nativa, realizadas nos dias 26, 27 e 28 de maio, no Parque de Exposições Conta Dinheiro, durante a realização da 34ª Festa Nacional do Pinhão, enalteceram o tradicionalismo.
A valorização artística e cultural do nativismo gaúcho é um espetáculo à parte e o festival trouxe 32 composições inéditas com temas sobre o homem serrano e as lidas campeiras. Destas, as canções “Verso de Barro”, “Amaro, Norico e Léco” e “Aromas de Saudade”, levaram os primeiro, segundo e terceiro lugares, respectivamente.
Continua depois da publicidade
O festival é promovido pela Prefeitura de Lages, por meio da Fundação Cultural (FCL), e conta com o apoio da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) e recebe músicos e compositores tradicionalistas de diversas partes do Brasil e de outros países.
A 35ª edição da Festa do Pinhão já tem data marcada e está programada para acontecer entre os dias 13 a 22 de junho de 2025.