Depois do sertanejo universitário de Luan Santana na sexta-feira e do pop rock de NX Zero, Reação em Cadeia, Strike e Orquídea Negra no sábado, a 26ª Festa Nacional do Pinhão, em Lages, na Serra Catarinense, abre espaço ao pagode e à música nativista. A terceira noite do evento, neste domingo, tem o show do cantor Thiaguinho e o início da Sapecada da Canção.
Continua depois da publicidade
Em relação a sexta e sábado, o domingo apresenta uma grande vantagem para o público: a ausência de chuva, já que caiu muita água nas duas primeiras noites. Apesar disso, bastante gente tem comparecido ao Parque de Exposições Conta Dinheiro.
A Gaby Produções, empresa responsável pela organização da festa, anunciou que só divulgará os números dois dias após o término do evento, no próximo dia 22, mas a Polícia Militar estima que, só no sábado, mais de 12 mil pessoas prestigiaram as atrações.
Neste domingo, após o show de Thiaguinho, ocorre a Sapecada da Serra Catarinense. Das 16 canções concorrentes, duas serão classificadas para a Sapecada da Canção Nativa, um dos maiores festivais do gênero na América Latina e que ocorre segunda e terça.
Continua depois da publicidade
Além da Sapecada, nesta segunda a Festa do Pinhão continua com uma programação recheada e entrada gratuita. Luiz Marenco, César Oliveira e Rogério Melo, Quarteto Coração de Potro, Joca Martins, Pátria Sulina e Garotos de Ouro se apresentarão no Palco Nativista. Já no Palco Nacional, a atração principal será um show gospel.
:: SERVIÇO:
? Os preços dos ingressos variam conforme a noite da festa. Valores e locais de venda podem ser conferidos no site oficial do evento
? Opções de hospedagem, gastronomia e pontos turísticos de Lages podem ser conferidos no site oficial da festa e no portal da secretaria municipal de Turismo
Continua depois da publicidade
:: PROGRAMAÇÃO DA 26ª FESTA NACIONAL DO PINHÃO
? Segunda-feira, 16 (entrada gratuita): Show gospel / Luiz Marenco / Cesar Oliveira e Rogério Melo / Joca Martins / Quarteto Coração de Potro / Pátria Sulina / Garotos de Ouro / Sapecada da Canção
? Terça-feira, 17 (entrada gratuita): Tchê Garotos / Lucas e Felipe / Final da Sapecada da Canção Nativa
? Quarta-feira, 18: Gusttavo Lima / Bruno e Marrone / Cesar Menotti e Fabiano
? Quinta-feira, 19: Jota Quest / Armandinho
? Sexta-feira, 20: Munhoz e Mariano / Skank
? Sábado, 21: Paula Fernandes / Paralamas do Sucesso
? Domingo, 22: Galinha Pintadinha / Peppa Pig
O que fazer e visitar em Lages durante a Festa do Pinhão
:: COMÉRCIO
O comércio da cidade conta com mais de mil estabelecimentos e estará aberto durante toda a Festa do Pinhão.
Continua depois da publicidade
:: RECANTO DO PINHÃO
Montado em julho de 1973, o recanto funciona no calçadão da Praça João Costa, no Centro de Lages. Até o último dia da festa, entidades beneficentes comercializarão produtos típicos da gastronomia regional, como paçoca de pinhão, entrevero e quentão. No palco, atrações regionais se apresentam durante todo o dia. Banheiro público e um posto policial fixo na praça garantem conforto e segurança ao público. E o melhor: tudo de graça.
:: CATEDRAL
Inaugurada em 1922, após 12 anos de construção, a Igreja Matriz de Lages é uma das mais bonitas do Estado e fica localizada bem no Centro, ao lado da prefeitura, outro cartão-postal da cidade, e a poucos metros do Recanto do Pinhão.
:: MUSEU HISTÓRICO
Maior acervo particular de Santa Catarina, com aproximadamente 48 mil itens entre móveis, utensílios domésticos, ferramentas, fotos, documentos, revistas e jornais que contam boa parte dos 247 anos de Lages. O local, no Centro, ficará aberto à visitação pública gratuita durante todos os dias da Festa do Pinhão no período da tarde.
Continua depois da publicidade
:: PARQUE JONAS RAMOS
Uma das maiores e mais belas praças públicas da região, fica no Centro de Lages. Tem um lago artificial rodeado por árvores que permitem boas fotos e uma agradável caminhada ao ar livre, além de um amplo playground para as crianças.
:: MORRO DA CRUZ
Um dos pontos mais altos de Lages, localizado no Bairro Morro Grande, pode ser acessado facilmente de carro ou a pé por uma escadaria de 500 degraus. Lá de cima, a vista é privilegiada.