A Festa do Pinhão 2024, acontece de 24 de maio a 2 de junho, e promete ser um evento ainda mais grandioso do que nos anos anteriores. Com uma programação que mescla grandes shows nacionais, músicos nativistas, cultura e gastronomia típica, a festa deve atrair um grande público tanto no Parque de Exposições, quanto no Recanto do Pinhão que acontece na Praça João Costa, o Calçadão que fica no “coração” de Lages.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Veja fotos da Festa do Pinhão
— Além de ser um evento tradicional na cidade, a Festa do Pinhão tem um impacto significativo na economia local. Com a chegada de um maior número de turistas, os setores de comércio e serviços são impulsionados, o setor hoteleiro também registra uma ocupação mais alta durante o período do evento, estimulando o crescimento econômico da região — destaca o empresário Zulmiro Klann, presidente da CDL Lages.
Continua depois da publicidade
Festival Colheita do Pinhão resgata a cultura e costumes serranos
Com base na pesquisa realizada pela Fecomércio em 2023, a festa teve um impacto econômico positivo na região. O ticket médio dos consumidores no setor de comércio e serviços avançou 43,8% em comparação a 2022.
Quando o assunto é o faturamento das empresas de comércio e serviços, excluindo o setor hoteleiro, houve um crescimento de 7,4% em relação aos meses comuns do ano.
— Mesmo esse aumento sendo inferior ao registrado em 2022 (7,9%), ainda é significativo em comparação com a média de 2019, que foi de apenas 0,3% — explica Zulmiro.
— Já para o setor hoteleiro, o aumento no faturamento em relação aos demais meses do ano foi de 43,2% nesta edição da Festa do Pinhão. Isso demonstra a importância do evento para impulsionar o turismo e a economia local — conclui o presidente da CDL Lages.
Continua depois da publicidade
Parque de diversões que marcou época em SC anuncia retorno: “Ressurreição de um sonho”
Segundo Jhonathan Roberto, diretor executivo da CDL Lages, a Festa do Pinhão, que chega na sua 34ª edição, proporciona muito mais do que momentos de diversão e entretenimento.
— Ela movimenta em torno de R$ 30 milhões, e para 2024 a expectativa da CDL Lages é o aumento de 5% em relação ao ano passado, impactando positiva e diretamente na economia local, impulsionando o turismo, o comércio, os serviços e o setor hoteleiro de Lages — ressalta Jhonathan Roberto.
Para o superintendente da Fundação Cultural, Giba Ronconi, o público deste ano promete ser dos mais expressivos dos últimos anos.
Lages será sede do IV Seminário sobre Sustentabilidade da Araucária
— Nunca foram vendido tantos ingressos antecipados antes. A empresa AME, realizadora do evento está muito satisfeita, considerando que estamos há 40 dias da festa — disse Giba.
Continua depois da publicidade
Ele também ressalta que a estimativa é de que 300 mil pessoas circulem por Lages no período do evento. Além disso, a Festa do Pinhão é uma oportunidade para os empreendedores locais divulgarem seus produtos e serviços, seja na venda de alimentos típicos do evento, artesanato ou outras atividades relacionadas. Isso contribui para o fortalecimento do comércio local e para a valorização da cultura e tradições da região.
—Neste ano teremos em torno de 50 boxes de gastronomia dentro do Parque de Exposições, com destaque para o Projeto Sabores de Lages, organizado pelo Núcleo de Gastronomia da CDL e ACIL Lages, e para o Recanto da Tradição de responsabilidade dos CTGs — completa o superintendente.
Giba ainda ressalta que por questões de segurança, ao longo do tempo a festa teve uma diminuição de público.
— Nós temos uma liberação do Corpo de Bombeiros de 30 mil pessoas. Essa é a liberação de capacidade total de pessoas lá dentro — afirma ele, relembrando que o recorde de público aconteceu no ano de 2008 com 53 mil pessoas.
Continua depois da publicidade
A programação completa da Festa Nacional do Pinhão pode ser conferida pelo site oficial.
Leia também
Com a mais jovem bilionária, ranking das maiores fortunas do mundo tem 8 nomes de SC
Cidade que viveu auge há 100 anos vira “aposta do futuro” em SC