A tradicional Festa do Peixe de Itajaí será retomada no dia 02 de julho, primeiro sábado após o Dia do Pescador, após dois anos de pausa devido à pandemia. Neste ano, o evento vai distribuir 10 toneladas de pescados gratuitamente para a população, como tainha, sardinha, anchova e corvina. A festa ocorre das 11h às 16h30 e encerra as festividades de aniversário da cidade, que completou 162 anos de emancipação no dia 15 de junho.

Continua depois da publicidade

> Banda Filarmônica se apresenta no Teatro Municipal em homenagem aos 162 anos de Itajaí

Após um mês de festa, música, arte, esporte, lazer e diversão para todos os públicos, é a vez de prestar uma homenagem aos trabalhadores da pesca do município, conhecido por ser a Capital Nacional da Pesca. O objetivo é valorizar o setor que carrega grande importância cultural e econômica para a cidade.

A festa ocorre das 11h às 16h30 e encerra as festividades de aniversário da cidade
A festa ocorre das 11h às 16h30 e encerra as festividades de aniversário da cidade (Foto: Divulgação | Prefeitura de Itajaí)

O evento conecta as pessoas ao rio, ao mar, à origem e ao significado da cidade, que é o ser um porto pesqueiro comercial.

Celebração do Peixe

A cidade abriga cerca de 500 embarcações de pesca industrial, aproximadamente 42 indústrias de pescado, congelados e a maior enlatadora de pescados da América Latina. Itajaí é o maior porto pesqueiro do Brasil e também referência em tecnologia, inovação e qualidade na pesca.

Continua depois da publicidade

O setor da pesca industrial gera em torno de 20 a 30 mil empregos, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e também representa o segundo PIB da cidade.

A Festa do Peixe de Itajaí é realizada pelo Município de Itajaí, por meio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico e de Turismo e Eventos, com a parceria do Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (SINDIPI) e do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Pesca de Santa Catarina (Sitrapesca). Várias empresas pesqueiras e armadores da cidade e região deram apoio ao evento com a doação dos peixes.

Centraventos

O espaço preparado para receber a Festa do Peixe, ao lado do Centreventos, terá 37 tendas de entidades e secretarias que prepararão as 10 toneladas de pescados de diversas formas. A expectativa do Município é que entre 20 e 30 mil pessoas participem do evento, desfrutando dos pescados servidos gratuitamente e preparados das mais diversas formas.

> Concerto especial celebra aniversário de Itajaí; veja como foi o evento

Atrações musicais vão entreter o público da festa durante todo sábado. Às 11h, o grupo Axé de Bar inicia a programação. Já às 13h, o Grupo Sem Abuso comandará o palco, com pagode e samba. Às 15h, a dupla Téo & Edu segue até o final do evento. Além disso, as crianças terão um espaço kids especial, com recreação, pintura, escorregador, pula-pula, piscina de bolinhas, pista de patinação infantil, entre outras atividades de entretenimento.

Continua depois da publicidade

A expectativa do Município é que entre 20 e 30 mil pessoas participem do evento
A expectativa do Município é que entre 20 e 30 mil pessoas participem do evento (Foto: Divulgação | Prefeitura de Itajaí)

Assim como na última edição, a festa terá contador digital de pessoas para garantir um local controlado, seguro e sem tumultos, com mais conforto aos participantes. Além disso, haverá disponibilização de álcool gel e procedimentos padrões de higiene em todas as barracas presentes no local.

Festa do Peixe

Data: Sábado, 02 de Julho, das 11h às 16h30

Local: Centreventos de Itajaí

Veja mais no site da Prefeitura de Itajaí ou no canal Itajaí – A cidade que vive das águas.

Leia também

Saiba qual é a programação do aniversário de 162 anos de Itajaí

Saiba por que Itajaí é uma das melhores cidades para morar em SC