Não deu para a Ilha. E nem para o Estreito. O Campeonato Catarinense 2020 ficará no Interior. Brusque, Jaraguá do Sul, Chapecó ou Criciúma será a “capital” do futebol do Estado.
Continua depois da publicidade
De um lado, Brusque x Juventus; do outro, Criciúma x Chapecoense. Pela primeira vez desde 1996, nem Avaí, nem Figueirense, está entre os quatro melhores.
Veja os gols desta quinta-feira
Brusque 2 x 1 Joinville
Marcílio Dias 0 x 1 Criciúma
Avaí 1 x 1 Chapecoense
Figueirense 1 x 4 Juventus
Assista aos gols da goleada do Juventus, jogo transmitido pela NSC TV na quarta-feira (29), no site globoesporte.com.
As semifinais começam domingo
As semifinais começam neste domingo. O surpreendente Juventus, que eliminou o Figueirense com uma espetacular goleada por 4 a 1 em pleno Estádio Orlando Scarpelli, recebe, no Estádio João Marcatto, o Brusque, único time a somar seis pontos nas quartas de final ao vencer duas vezes o Joinville.
Na Arena Condá, um duelo entre grandes: a Chapecoense, que depois de buscar aos trancos e barrancos a oitava vaga despachou o líder Avaí, enfrenta o Criciúma, classificado depois de derrotar o Marcílio Dias em Itajaí. Em campo, 16 títulos Estaduais, 10 do Tigre, que levantou a taça pela última vez em 2013, e seis do Verdão, que foi bicampeão em 2016/17 e vem de dois vices consecutivos.
Continua depois da publicidade
Do outro lado, só um título: o Brusque foi campeão em 1992, e o Juventus busca o troféu pela primeira vez. A cidade de Brusque também festejou em 1950 e 1953, com o extinto Carlos Renaux.
As partidas de volta serão no meio da semana que vem, em Brusque e em Criciúma, única vantagem concedida pelo regulamento aos times de melhor campanha. Em caso de empate em pontos ao final do duelo de 180 minutos, vale o saldo de gols; persitindo a gualdade, os finalistas serão conhecidos em tiros livres da marca do pênalti.
E as finais?
As finais, também em ida e volta, ainda não têm datas definidas, pois a Conferedação Brasileira de Futebol marcou para os dias 8 e 9 de agosto o começo das Séries A, B (onde está a Chape) e C (divisão de Brusque e Criciúma) do Campeonato Brasileiro. O Juventus é o único dos quatro semifinalistas que não está na principal competição nacional
Se o Criciúma for para a final, as partidas decisivas poderão acontecer nas quartas-feiras seguintes, pois a Série C tem jogos apenas aos fins de semana. Já se a Chape avançar, a situação se complica, pois a Série B tem, em média, dois jogos por semana.
Continua depois da publicidade
Dos quatro classificados, apenas o Brusque confirmou a melhor campanha. Segundo colocado na primeira fase, eliminou o sétimo, Joinville. Avaí (primeiro), Figueirense (terceiro) e Marcílio Dias (quarto) acabaram desclassificados.