Os primeiros segundos de 2014 foram recebidos com festa em Blumenau, à meia-noite de terça-feira, mas o clima atrapalhou a comemoração de muita gente. Por causa da chuva, nem metade das 85 mil pessoas esperadas pela organização compareceu ao evento. Segundo a Polícia Militar (PM) de Blumenau, o público foi de aproximadamente 30 mil – um decréscimo considerável em relação à virada de 2012 para 2013, quando mais de 70 mil espectadores participaram.
Continua depois da publicidade
Além disso, a fumaça gerada pela queima de fogos ofuscou o brilho no céu da Avenida Beira-Rio, no Centro, e gerou reclamações nas redes sociais. Segundo o coordenador do Centro de Operação do Sistema de Alerta (Ceops) da Furb, Hélio dos Santos, a umidade do ar foi a grande vilã da noite:
– A combinação de temperatura alta, chuva e umidade foi o que causou tanta fumaça, já que o ar foi condensado. Ontem a umidade passou dos 90%, aí não teve jeito.
Festa teve duas bandas
Continua depois da publicidade
O diretor de Planejamento e Promoções da Secretaria de Turismo e coordenador do Réveillon de Blumenau, Elson Campos Ferreira, conta que mesmo com os contratempos a festa de 2013 superou as expectativas:
– A chuva com certeza afastou muita gente, mas acredito que alcançamos todos os nossos objetivos. Foi um belíssimo evento.
Além dos fogos, a virada do ano teve show com a Banda Fridas e com a Banda do Barril em um palco montado especialmente para a ocasião na frente da prefeitura. A festa, que começou às 17h de terça, se estendeu até a 1h de quarta-feira. De acordo com a PM, não foram registradas ocorrências graves na noite da virada, mas duas pessoas foram detidas por desacato à autoridade.
Continua depois da publicidade