O fim de semana de homenagens a Nossa Senhora dos Navegantes reuniu moradores e turistas na praia Central de Garopaba. Cerca de duas mil pessoas participaram da festa dedicada à padroeira daqueles que vivem do mar, que contou com duas procissões: uma do centro histórico à praia e outra em alto mar. Barcos enfeitados com flores e bandeiras coloridas levaram “oferendas” a Santa, que na cultura candomblé é conhecida como Iemanjá. Também foram realizadas missas e uma celebração em praça pública no centro da cidade.

Continua depois da publicidade

Outro evento que fez parte das festividades religiosas, a Corrida do Pescador, também lotou as areias de Garopaba. A terceira edição da competição que foi criada para valorizar o trabalho do pescador artesanal foi bastante disputada. Mas pelo segundo ano consecutivo, os pescadores da praia do Siriú não deram chances aos adversários e levaram o título de canoa mais rápida da região, conquistando o tri-campeonato na categoria canoa de um pau só. A equipe da praia do Silveira ficou em segundo, seguida da equipe da praia do Ouvidor, em terceiro. A competição entre caícos foi cancelada devido às condições do mar.

– O público que compareceu presenciou uma demonstração da fé e da cultura do nosso povo, que é muito ligado ao mar. As celebrações a Nossa Senhora dos Navegantes foram emocionantes e a competição entre os pescadores sempre é uma festa para a comunidade – destaca o secretário de Turismo, Esporte e Cultura de Garopaba, Marcus Israel.

Até o fim de março, o projeto realiza competições esportivas, apresentações culturais, atrações musicais e recreação nas praias, sempre aos fins de semana. No próximo sábado e domingo, é a vez dos esportes radicais: moutain bike e cross country (corrida em terreno acidentados), passando por praias e trilhas até as areias do Macacu.

Resultados da 3ª Corrida do Pescador

Continua depois da publicidade

Categoria canoa de um pau só

1º – praia do Siriú, com a canoa Gislaine.

2º – praia do Silveira, com a canoa Ana Paula.

3º – praia do Ouvidor, com a canoa Vai na Certa.