Após três anos de inatividade por questões financeiras e políticas, um dos eventos mais tradicionais da Serra Catarinense está de volta. Neste fim de semana, Urubici recebe a 12ª Festa Nacional das Hortaliças (Fenahort), que nesta edição terá um sabor ainda mais especial por marcar a abertura da temporada de inverno e a recuperação do município, recém-atingido por uma forte tempestade de granizo que destruiu plantações e causou um prejuízo total estimado em R$ 2 milhões, cerca de 10% do orçamento da prefeitura para o ano inteiro.

Continua depois da publicidade

Com 11 mil habitantes e um território de mil quilômetros quadrados, Urubici ostenta há anos o título de Capital Nacional das Hortaliças. Hoje, estima-se que 60% da economia do município vem desses alimentos e da maçã, com uma produção total de 100 mil toneladas por ano.

Mas além do fortalecimento dos agricultores e fruticultores, a 12ª Fenahort servirá também para alavancar o cada vez mais consolidado turismo de Urubici. Entidades e órgãos públicos ligados ao setor estarão presentes no evento para divulgar os atrativos e potenciais da região. Assim, a festa pode ser considerada uma espécie de abertura da temporada de inverno, uma vez que o verão já acabou e o frio se aproxima.

– Temos 55 pousadas em atividade e outras três em construção, num total de 1,4 mil leitos. Recebemos 139 mil turistas em 2013 e estamos com um crescimento de 20% a 30% por ano no número de visitantes. O turismo movimenta todos os setores da nossa cidade e hoje já corresponde a cerca de 20% da economia do município -, diz o presidente do Conselho de Turismo da Serra (Conserra), Sérgio Lima.

A 12ª Fenahort inicia nesta sexta-feira, às 9h, e segue até domingo, às 21h. A programação será concentrada no Parque de Exposições Manoel Prá, com entrada gratuita nos três dias, e contempla shows, eventos culturais, rodeio crioulo, leilão e concurso de gado, workshop gastronômico e feira para exposição e comercialização das estrelas da festa, as hortaliças.

Continua depois da publicidade