Depois de dois anos, a Festa das Flores em Joinville está de volta. Paralisada por conta da pandemia, a 82ª edição começou na segunda-feira (15) e se estende até o domingo (20), das 9h às 22h (com exceção do último dia do evento que encerra às 20h), no complexo da Expoville.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Neste ano, a expectativa do evento é bater o público recorde, com mais de 100 mil visitantes. Em 2019, cerca de 94 mil prestigiaram o evento, mas já no primeiro dia da 82ª edição, aproximadamente 13 mil pessoas visitaram os mais de 200 estandes, um número histórico nas estreias da Festa.
Para a visitante Marli dos Santos, 63 anos, a edição está impecável. — Eu amo flores, é tudo para mim — conta a mulher. Com quase 10 anos de visitação na Festa das Flores em Joinville, a blumenauense vem em excursão e conta que não deixou de conferir depois da pandemia. — Este ano está quase tudo perfeito, e eu penso que melhorou depois da pandemia — afirma Marli.
Divididos entre mercados de plantas e feiras multissetoriais, os 215 espaços para feiras oferecem diversos itens. As 45 exposições de mercados de plantas contam com mais de 2 mil tipos de orquídeas diferentes, “estrela” principal entre as flores, e 30 mil tipos de plantas à venda. Já no multissetorial, são 170 espaços com vendas de frutas, itens de vestuário, decoração, jóias, calçados, vinhos, tapetes, entre outros.
Continua depois da publicidade
A expositora Elenice Daren, 36, da Merten Orquídeas, conta que mesmo com a parada por conta da pandemia, a Festa ainda é sucesso para o vendedor. — Superou bastante a expectativa de público e melhorou depois da pandemia, o pessoal veio mais engajado e as vendas estão bem boas — diz Elenice. A cultivadora vem de Schroeder e expõe na Festa das Flores há 8 anos.
Neste ano, o tradicional jardim gigante foi montado com peças para deixar os visitantes impressionados. São flores de diversos lugares do país, inclusive premiadas, como bromélias, suculentas e orquídeas, expostas em uma decoração com cascatas, estátuas, fontes e lagos, em paisagens atrativas. Ademais, há dois locais montados especificamente para expor plantas de clima seco, com areia e fotos de desertos, e bonsais, com idades entre 28 e 38 anos.

Além de exposições, a 82ª Festa das Flores traz na programação o concurso de orquídeas, mercado de plantas, feira multissetorial, oficinas de cultivo, concurso de jardins, atrações de entretenimento, como os concursos da rainha da Melhor Idade, palco cultural, brinquedos infláveis e praça gastronômica, com cerca de 20 opções entre hambúrgueres, batatas, pastéis e chopp.
A mais antiga festa do gênero, no Brasil, iniciou em 1936, com a Exposição de Flores e Artes Domiciliar (EFA), criada por apaixonados pelas orquídeas nativas. Apenas nos anos de 1942 e 1943, a festa não havia acontecido, em virtude da 2ª Guerra Mundial. Porém, em 2020 e 2021, também não aconteceu, devido a pandemia.
Continua depois da publicidade
*Sob supervisão de Lucas Paraizo
Leia também
Obrigatoriedade da leitura da bíblia em escolas de cidade de SC é vetada pela Justiça
Dupla arromba cofre de agência bancária e furta armas em Joinville
Homem de 28 anos morre após cair do telhado de empresa em Joinville