A abertura da 84ª Festa das Flores de Joinville aconteceu nesta terça-feira (12). Durante os próximos dias do evento, os visitantes devem encontrar diversas atrações culturais e gastronômicas e, claro, o jardim de flores, o grande destaque do evento. A Festa acontece até domingo (17) na Expoville.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A cerimônia de abertura destacou a grandiosidade e importância da Festa para Joinville. Os 48 estandes com cerca de 300 expositores, inclusive do exterior, oferecem aos apaixonados por plantas inúmeras opções de diferentes segmentos na Feira Multisetorial.
Confira as fotos da 84ª Festa das Flores
Adriano Silva, prefeito de Joinville, destacou em entrevista à NSC TV o fato da Festa das Flores ter sido transformada em um patrimônio histórico imaterial por conta do seu significado para a Cidade das Flores.
Continua depois da publicidade
— Nós criamos como um bem imaterial para que isso se perpetue, para que gerações e gerações possam continuar valorizando o que temos de mais belo, que é esse cultivo das flores — diz o prefeito.
Principais atrações
O público vai ter a oportunidade de conferir as campeãs do concurso de orquídeas, expostas em um pódio no jardim, oficinas de cultivo, concurso de jardins e atrações de entretenimento no palco cultural, além do concurso da Rainha da Melhor Idade.
Entre os destaques do evento, Carol Costa, criadora do maior centro online de jardinagem do País, vai ministrar um workshop sobre cultivo de plantas ornamentais no palco principal da Festa no dia 12 de novembro, às 18h30.
Na praça gastronômica será possível encontrar mais de 20 opções, entre food trucks e estandes com cardápios variados, de lanches a refeições. Neste ano, a grande novidade é a pizza com flores comestíveis. Além disso, também haverá pratos de frutos do mar.
Continua depois da publicidade
Saiba tudo sobre as atrações da Festa das Flores 2024 de Joinville; evento começa nesta terça
Jardim da Festa
Já na entrada do jardim, o visitante passa pelas cortinas e entra no grande espetáculo proporcionado pela grande quantidade de plantas. As flores de diversas espécies proporcionam uma explosão de cores e fragrâncias, junto com as estruturas artísticas. O passeio por toda a extensão do local oferece uma experiência única de imersão.
— Com a grande cortina é como se você entrasse no palco, a ideia de você ser protagonista com todas as orquídeas. Que você faça parte disso, que você se sinta abraçado por esse grande espetáculo — explica o arquiteto e paisagista Silvio Parucker, que assina mais uma vez o projeto do jardim.
A flor símbolo de Joinville e Santa Catarina, a orquídea Laelia Purpurata, recebeu uma homenagem em uma escultura bem no centro do jardim. Além disso, todo o lugar recebeu várias instalações luminosas que destacam a beleza das plantas e tornam o cenário ainda mais belo.
O projeto também inclui seis cortinas d’água e um lago. Uma novidade para 2024 são as orquídeas suspensas, penduradas em pórticos de madeira, ficando em destaque. Além disso, também há um deck para contemplar toda a exposição e o tradicional pódio das campeãs, com as plantas premiadas por um seleto júri.
Continua depois da publicidade
Organização
O presidente da Agremiação Joinvilense de Amadores de Orquídeas (Ajao), Jacson Lucio Zandona, conta que o trabalho voluntário da Ajao para organizar a Festa das Flores ocorre durante o ano todo. A expectativa para esse ano é poder mostrar para a população o quão bela são as flores.
— É uma festa que movimenta praticamente 5 mil pessoas direta e indiretamente na organização para fazer o maior evento da cidade há mais de 80 anos — conta.
A expectativa para este ano é que passem mais de 100 mil visitantes pela Festa, quebrando o recorde do ano anterior, de aproximadamente 90 mil pessoas.
*Sob supervisão de Leandro Ferreira
Leia também
Produção industrial rende a SC o segundo melhor resultado do Brasil
Com expectativa de público maior na temporada, Vigorelli tem reuniões com prefeitura
De olho no mercado, multinacional de Joinville registra aumento em receita bilionária de 2024