Após dois anos sem ser realizada por conta da pandemia de Covid-19, a Festa das Flores de Joinville retorna em 2022 com inspiração na França e promessa de recorde de público, passando dos 100 mil pagantes. Em 2019, cerca de 94 mil pessoas prestigiaram o evento.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
Neste ano, o tema da festa será “juntos outra vez”, que tem como objetivo exaltar o retorno do evento presencial. Para Jacson Zandonai, presidente da Agremiação Joinvillense de Amadores de Orquídeas (Ajao), organizadora das atividades, o momento será de celebração.
— Emoção que só é sentida por quem participa dela, uma honra que é comemorada por cada um de nós, que fazemos uma das mais belas festas deste país — ressalta.
Ele ainda explica que diversos sentimentos rodeam na Ajao durante os preparativos do evento.
Continua depois da publicidade
— Espírito de amizade e superação que nos move é algo inesquecível. Apresentar ao publico as belezas da nossa festa, mantendo a tradição e a cultura do cultivo das orquídeas, flor que é símbolo de Joinville — opina.
Inspiração em jardins franceses
A 82ª edição da Festa das Flores buscará unir a arte e cultura num conjunto de desenhos, cores e texturas. Para isso, a inspiração será nos jardins franceses. O objetivo principal é proporcionar aos visitantes a sensação de conhecer paisagismos de diferentes locais do mundo.
De acordo com o arquiteto e paisagista do evento, Silvio Parucker, os espaços devem ampliar sensações humanas com a orquídea Laellia Purpurata, flor que é destaque da festa.
Para ele, as expectativas crescem a cada edição, com desejo de consolidar a cidade nos eventos internacionais.
Continua depois da publicidade
— Cada vez melhor, percebemos que existem pessoas com interesse e paixão pela cultura das flores — celebra.
Diversas atrações
Além da tradicional exposição de flores e disputa dos jardins campeões, a festa deve promover diversas atividades, como exposições de arte, mercado de plantas, feira de utensílios domésticos, artigos decorativos e artesanatos.

Outro destaque apontado por Luciane Serpa, coordenadora do evento, é a praça gastronômica, que contará com cardápios variados, cervejarias e choperias artesanais da região.
Neste ano, o evento será realizado entre os dias 15 e 20 de novembro, na Expoville.
Leia também
Mais uma vez, edital para reformar passeio em Joinville não tem vencedor
Torcedor de SC que tatuou camisa do Flamengo pensa em nova homenagem para o time
Escolhida para visita, Joinville deu maior votação a Bolsonaro em 2018, entre maiores cidades