Escrevo sobre a história deste pequeno grande município, onde caboclos e imigrantes movidos pelo sonho da construção de um mundo melhor, para si e para os seus, e que com trabalho árduo e muita coragem fizeram do ” Pito Aceso” um lugar próspero, que hoje se transformou no nosso Novo Horizonte.

Continua depois da publicidade

Registro os valores socioculturais e econômicos onde a agricultura familiar é a principal fonte de subsistência. A produção de leite, suínos, grãos e a pequena indústria artesanal vêm criando alternativas de permanência do homem no campo.

Entendendo a cultura como um conjunto de experiências e realizações humanas, costumes, crenças, produções artísticas, podemos afirmar que o imigrante italiano e açoriano fizeram com que os costumes, o modo de viver e de festejar se alastrassem, passando a se sobrepor à cultura cabocla e sendo aceita pela sociedade, que predomina até hoje.

O município destaca-se pela riqueza ímpar do povo baseada na simplicidade de viver, na preservação dos costumes dos antepassados e na tradição antiga, em que a principal festividade é a religiosa, com a padroeira Santa Luzia. Pelo jeito simples do povo novo-horizontino, este é o melhor lugar para viver.

Violência aqui não há. Feliz de quem tem essa terra, este lugar para viver, sonhar e trabalhar. Aqui todos se conhecem, todos convivem em pequenos espaços, mas todos são tratados sempre com a dignidade, sem distinções.

Continua depois da publicidade

A cidade de Novo Horizonte vale a pena conhecer. Tem cachoeiras e grutas que são atrações. A cultura e o jeito de viver fazem valer a pena qualquer visita. É assim que mostro minha cidade pelo meu olhar.

“Novo Horizonte é terra boa, tem um povo alegre e trabalhador”. Eli Mariott, Prefeito

População: 2.697 habitantes

Localização: Oeste, a 94,1 km de Chapecó

Área: 151,67 quilômetros quadrados

Emancipação: 09/ 01/ 1992

Características: economia agropecuária, principalmente na produção de leite, suínos, aves e madeira

Particularidades: colonizado por descendentes de alemães, italianos e poloneses

Curiosidades: tem boa parte da área contornada pelo município de São Lourenço do Oeste, de qual se emancipou