Após dois anos sem grandes celebrações por causa da pandemia de Covid-19, a Festa da Santíssima Trindade, uma das mais tradicionais de Florianópolis, vai ter início no próximo dia 3 de junho. O evento, que também é conhecido popularmente como Festa da Laranja, chega a sua 164ª edição em 2022 e já movimenta a Paróquia Santíssima Trindade, que organiza a programação. 

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

Apesar de ser comumente associada às comemorações juninas, o evento tem motivações religiosas e faz parte do Ciclo do Divino Espírito Santo, iniciado no último sábado (21). Por esse motivo, a programação começa com missa, cortejo português, e terá também momentos de oração e um novenário.  

Segundo a programação da paróquia, a abertura oficial das barracas que têm comidas típicas juninas ocorre no dia 8 de junho, quando terá show musical e brechó. 

— Para nós está sendo uma alegria poder voltar e retomar a nossa festa. Foram dois anos em que a gente não pôde fazer, tivemos até algumas ações bem menores no ano passado, mas esse ano voltamos com a festa de forma social mesmo — afirma Allison Santos, jornalista responsável pelo setor de Comunicação da paróquia. 

Continua depois da publicidade

> Confira dicas para fazer canjica cremosa em casa

Além de movimentar a rotina dos organizadores, o tradicional evento que se integrou ao bairro da Trindade também gera expectativa nos moradores da região que participam da festa a cada ano. 

— Eu vou na Festa da Laranja desde 2015 e eu gosto muito dessa festa porque quando as coisas começam a ficar mais apagadas, por causa do inverno, é o que dá vida no campo, sabe? E a comida da igreja é maravilhosa, sempre tem algum alguém cantando, tem vários eventos durante vários dias e é muito legal. Eu acho que a comunidade toda se integra de novo, sabe? E também acho que é um encontro de gerações muito massa porque não são só os jovens que vão, vai a família toda — conta a designer de aprendizagem e roteirista, Renata Zoldan. 

Segundo a organização, antes da pandemia, a média de público superava 800 pessoas. Para 2022, a expectativa é que esse número seja atingido ou até superado. 

— Temos uma grande expectativa com relação a público e à retomada da movimentação das pessoas. Estamos fazendo uma Ação Entre Amigos, que vai sortear uma moto, e quase todos os convites dessa ação já estão sendo vendidos. Então a gente acredita que muitas pessoas vão participar da festa esse ano — ressalta Alisson Santos. 

Continua depois da publicidade

Leia também 

Prédio de tradicional mercado será leiloado em Florianópolis

Festa junina de São João do Itaperiú terá fogueira gigante de 35 metros