Intitulada capital catarinense da gastronomia italiana, Nova Veneza, no Sul do Estado, encerra neste domingo a 11ª edição da Festa da Gastronomia. O festejo comemora a colonização e a emancipação da cidade em um tributo à culinária dos imigrantes italianos.

Continua depois da publicidade

Não é à toa que a praça de alimentação dispõe de 25 estandes que oferecem principalmente massas, sopas e polenta. Além da comida típica, a cidade inteira se enfeita para a ocasião e há diversos shows para animar os participantes. Segundo a organização do evento, até o início da tarde deste domingo, mais de 75 mil pessoas visitaram a festa.

Um dos pontos altos do evento ocorreu no sábado, com o Carnevale di Venezia que reúne centenas de mascarados trajados como no carnaval italiano. A Festa da Gastronomia começou na sexta-feira e segue com programação até às 23h deste domingo.

Outro atrativo da festa são as Olimpíadas Coloniais, que têm a intenção de resgatar a cultura dos antepassados, já que muitas das modalidades são descritas como atividades iniciadas pelos imigrantes italianos. A Olimpíada, que ocorreu neste sábado, teve provas como corrida de carriola, corrida de saco, ovo na colher, bom de boca, debulhando milho, arremesso de tora, melhor idade, rodar o cabo da vassoura, linha na agulha, bocha, estilingue, entre outras provas.

Continua depois da publicidade