A Festa da Gastronomia Típica Italiana de Nova Veneza, uma das maiores festas do Sul de Santa Catarina, foi cancelada em função do coronavírus. Tradicionalmente, o evento acontece no mês de junho, porém a pandemia impediu que a organização e participantes pudessem manter o calendário. Com isso, a intenção é realizar a festa em um novo formato, mas ainda em 2020, com data a ser confirmada.

Continua depois da publicidade

> Em site especial, leia mais sobre o coronavírus

O cancelamento para o mês de junho da 16ª edição da Festa da Gastronomia Típica Italiana foi definido a partir de um encontro da administração municipal com representantes de vários segmentos da cidade. Entre as atrações, a mais conhecida é o baile da gala e o Carnevale di Venezia, que atrai milhares de turistas à cidade.

– A intenção é a realização de um evento menor em outro formato. Buscando utilizar os espaços disponíveis para abrigar o evento, não queremos deixar de promover a Festa – comenta secretária municipal de Cultura, Esporte e Turismo, Susan Bortoluzzi Brogni.

O evento é essencial para movimentar a economia, desde os restaurantes, passando pelo comércio e pelo setor de hospedagem. Porém, a presidente da Associação Neoveneziana de Turismo (ANET) Franciele Zuchinali Ghellere reforça que o momento requer consciência, em função do cenário da pandemia.

Continua depois da publicidade

Por enquanto, o prefeito Rogério Frigo estuda algumas ações do ponto de vista econômico para desenvolver nesse período, enquanto a crise do coronavírus continua.

– Muitas pessoas dependem do evento para uma renda extra. Por isso, a discussão em conjunto. Se o cenário que estamos enfrentando de pandemia melhorar, iremos promover um evento, mas vamos aguardar como serão os encaminhamentos futuros devido à crise da Covid-19 – explica.