Dona Elbia Eni Batista Machado, 57 anos, saiu cedo da Vila União, em Florianópolis, para conferir o Prefeitura Cidadã, um mutirão da solidariedade que movimenta o Centro da Capital desde às 9h deste sábado. Ela é apenas uma das centenas de pessoas beneficiadas.
Continua depois da publicidade
Até às 17h, diversas tendas funcionarão entre o Teatro Álvaro de Carvalho, passando pela Praça XV, até a Praça Fernando Machado, com diversos serviços gratuitos.
Cerca de dois mil voluntários trabalham para oferecer serviços de saúde, beleza, esporte e lazer, além de confecção de documentos, um dos mais procurados durante a manhã, assim como os cortes de cabelo.
A estudante de cosmetologia e estética Jociane dos Santos é apenas um exemplo. Ela usou os conhecimentos para ajudar, praticar o que aprende no curso e ainda garantir mais beleza a quem procurou o espaço chamado de “Doutores da Beleza”. Dona Elbia aproveitou o serviço e voltou para casa mais bonita e cheia de informação.
Continua depois da publicidade
– Faço um trabalho voluntário em uma cooperativa e aproveitei para saber mais sobre reciclagem para levar para a minha comunidade. Também busquei dicas de alimentação porque engordei depois que parei de fumar – contou, após ser maquiada pela voluntária.
O evento foi a opção de sábado para muitas famílias. Os pequeninos aproveitaram para antecipar o Dia da Criança, comemorado na próxima quarta-feira, e se divertiram no local.
Além dos serviços, todos puderam conferir atrações como teatro, dança e música em palcos instalados em frente à Catedral e próximo ao Terminal Cidade de Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Trânsito
O evento modificou o trânsito no Centro. As ruas Arciprestes Paiva, dos Ilhéus, Tiradentes, Saldanha Marinho, Fernando Machado e Praça XV de Novembro estarão interrompidas para tráfego de veículos até às 20h.