Após o cancelamento das provas de atletismo e bocha no Parajasc 2024, no mês passado, em Blumenau, por impasse envolvendo a arbitragem das modalidades, a solução encontrada pela organização do evento pode envolver o município de Jaraguá do Sul, no Norte do Estado.

Continua depois da publicidade

Em audiência pública realizada na quarta-feira (12), na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), o presidente da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Freibergue Nascimento, afirmou haver um alinhamento para a realização das provas das duas modalidades que ficaram pendentes para o mês de agosto, nos espaços cedidos pela Prefeitura de Jaraguá do Sul.

Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp

Veja fotos do Parajasc 2024

Em entrevista à CBN Joinville nesta quinta-feira (13), Freibergue confirmou que os dias 3, 4, 17 e 18 de agosto estão reservados no planejamento da pasta para a realização das provas, e disse que as tratativas que iniciaram ainda em maio seguem avançando.

Continua depois da publicidade

— Fizemos consultas técnicas e políticas de maneira informal, ainda não tenho o compromisso da arbitragem, mas a sinalização foi positiva. Seriam dois finais de semana para suprir essa demanda. Ontem, na Alesc, a Fesporte ficou na expectativa de ter os árbitros conosco. Ficou o recado de maior abertura para que a gente possa tirar qualquer tipo de pressão que porventura ocorra — afirmou o presidente da Fesporte.

Em contato com a reportagem, a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Jaraguá do Sul confirmou conversas preliminares com a Fesporte sobre a possibilidade de sediar as provas, mas descartou utilizar recursos próprios do município para bancar os custos com transporte, alimentação e alojamento. Segundo a pasta, os equipamentos como a pista de atletismo seriam liberados, mas todo o aporte financeiro para a realização dos eventos deverá ficar a cargo da própria Fesporte.

Questionado se haveria verba disponível na Fesporte para custear toda a operação, Freibergue explicou à CBN Joinville que irá buscar na Secretaria de Estado da Fazenda uma suplementação orçamentária para viabilizar a realização do evento.

— É outro evento. Ou melhor, dois novos eventos. Não é problema, mas vai demandar tempo. Vou precisar conversar com o município para entender o que é ou não possível para trabalharmos de forma harmônica. Conseguir transporte para 700 pessoas por dois finais de semana não é tão simples assim, mas estamos comprometidos — disse Freibergue.

Continua depois da publicidade

Um embate entre a Fesprote e árbitros da Federação Catarinense de Atletismo (FCA) causou o adiamento das provas de atletismo e da bocha paralímpica nos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc). Sem árbitros para as disputas, mais de 800 atletas deixaram de participar e aguardam nova data para competir.

Leia também

Ação de alunos voluntários ajuda a preservar tartarugas no Litoral Norte de SC

Feira do Livro de Joinville é recomeço para livrarias do RS: “Capacidade de seguir em frente”

Joinville Vôlei anuncia a chegada de um novo assistente técnico