A dificuldade da mulher para engravidar depois dos 30 anos se deve ao fato de que, até essa idade, ela já utilizou quase 90% de sua reserva de óvulos, segundo revela um estudo conjunto das universidades de St. Andrews e Edimburgo, na Escócia. Foram avaliadas 325 mulheres europeias e americanas de diferentes idades.
Continua depois da publicidade
Após os 30 anos, e até aos 40 anos, a mulher continua fabricando óvulos, mas a reserva potencialmente fértil se reduz até se tornar insignificante. A deterioração dos óvulos a partir dessa idade aumenta as dificuldades para conceber e eleva o risco de que o bebê não seja sadio.
Uma mulher nasce com cerca de 300 mil potenciais células que podem se transformar em óvulo, embora a reserva decline a uma velocidade maior do que se imaginava até agora.
Segundo os pesquisadores, muitas mulheres se enganam ao pensar que, como estão fabricando óvulos, sua fertilidade permanecerá inalterada. Existem notáveis diferenças na capacidade de fabricar óvulos – enquanto algumas podem nascer com 2,5 milhões de óvulos potenciais, outras têm apenas 35 mil.
– A mulher supervaloriza a possibilidade de gerar um filho – afirma Hamish Wallace, co-autor do estudo.
Continua depois da publicidade
Para Wallace, a pesquisa poderia ajudar a identificar quais mulheres terão menopausa adiantada e quando é o momento de congelar óvulos de doentes com câncer nos ovários.