O ex-presidente e sociólogo Fernando Henrique Cardoso concorre nesta quinta-feira, 27, à cadeira 36 da Academia Brasileira de Letras, vaga desde a morte de João de Scantimburgo, aos 97 anos, no dia 22 de março. A eleição será no Petit Trianon, no Rio de Janeiro. Ele foi o primeiro a se candidatar e é favorito entre 11 concorrentes.

Continua depois da publicidade

Para ser eleito, o candidato precisa de 20 votos (metade do número de imortais mais um). Se ninguém atingir a meta, é realizado um segundo escrutínio no mesmo dia. Depois, uma terceira e quarta votação, ali mesmo. Caso não haja consenso, uma nova eleição é aberta.

Disputam a cadeira com Fernando Henrique Cardoso, Felisbelo da Silva, J.R. Guedes de Oliveira, Gildasio Santos Bezerra, Jeff Thomas, Carlos Magno de Melo, Eloi Ghio, Diego Mendes Souza, Alvaro Corrêa de Oliveira, José William Vavruk e Arlindo Vicentine. A última imortal eleita foi Rosiska Darcy de Oliveira. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Neste mês, FHC lançou Pensadores que Inventaram o Brasil, livro que mescla artigos já publicados sobre intérpretes-chave do país, como Euclides de Cunha e Sérgio Buarque de Hollanda. Também há ensaios inéditos sobre Gilberto Freyre e Joaquim Nabuco, em que trata sobre o embate entre Estado e sociedade civil e a promoção da justiça social.

Continua depois da publicidade