O arquipélago de Fernando de Noronha (PE) volta a sediar o primeiro evento importante do circuito mundial de surfe na temporada 2004, o Hang Loose Pro Contest, evento World Qualifying Series (WQS), competição de acesso à elite mundial. O atual campeão em Noronha é o catarinense Neco Padaratz, que também conquistou o título WQS 2003.

Continua depois da publicidade

Porém, ao contrário da última temporada, em 2004 o evento brasileiro não acontecerá isoladamente. Após sua realização, entre os dias 2 e 8 de fevereiro, a perna sul-americana de verão terá seqüência nas duas semanas seguintes com a sétima edição do Reef Classic, que ocorre em um novo local, a Praia dos Molhes, em Torres (RS); e com o Rip Curl Pro Peru com nível uma estrela em San Bartolo, na região sul.

As duas provas brasileiras têm nível quatro estrelas, que oferece US$ 75 mil em prêmios e vale 1.500 pontos no ranking que garante 15 vagas na elite do surfe, o World Championship Tour (WCT).

Os surfistas deverão se inscrever nos eventos até 30 dias antes do início de cada etapa, ou seja, o prazo de inscrição do Hang Loose Pro Contest vence no dia 2 de janeiro.

Roberto Perdigão, diretor regional da Associação dos Surfistas Profissionais (ASP) na América do Sul, confirma que o segundo semestre no Brasil também terá um calendário muito forte no circuito mundial.

Continua depois da publicidade

– Negociações estão sendo mantidas para a inclusão de uma nova etapa do WQS no estado de São Paulo, para que a perna brasileira de fim de ano volte a ter um mínimo de três eventos. Ela seria disputada antes do Onbongo Pro Surfing, em Florianópolis (SC), que é atualmente a etapa mais rica e mais bem organizada do WQS na América Latina. Em 2004, ele vai ocorrer antes do Nova Schin Festival WCT Brasil, que já foi agendado para os dias 1 a 10 de novembro novamente móvel pelo estado de Santa Catarina.

Confira abaixo as principais provas do circuito mundial de surfe no primeiro semestre.