Com uma pilotagem segura e sem erros, Fernando Alonso venceu praticamente de ponta a ponta o Grande Prêmio da Alemanha, neste domingo, em Hockenheim. Apesar de ter sempre próximo dele Sebastian Vettel e Jenson Button, o bicampeão controlou a corrida quando necessário, obteve sua 30ª vitória na Fórmula 1, e ampliou sua vantagem no Mundial.
Continua depois da publicidade
Agora, o piloto da Ferrari soma 154 pontos, 35 a mais do que o vice-líder Mark Webber, que, após a perda de cinco posições no grid por troca de câmbio, terminou em oitavo, mesma posição na qual largou. Com o segundo lugar, Vettel chegou a 118 pontos.
Em Hockenheim, brasileiros tiveram mais uma corrida desastrosa. Tanto Felipe Massa como Bruno Senna se envolveram em colisões logo na largada e terminaram fora da zona de pontuação, respectivamente em 12º e 17º lugares.
Completaram a zona de pontuação, da quarta à décima colocações, Kimi Raikkonen, Kamui Kobayashi, Sergio Perez, Michael Schumacher, Mark Webber, Nico Hulkenberg e Nico Rosberg.
Continua depois da publicidade
A próxima etapa será disputada já no domingo que vem, em Budapeste (Hungria).
A corrida
Alonso manteve a liderança após a largada, seguido por Vettel e Schumacher, enquanto Button era o quinto. Mais atrás, Felipe Massa danificou a asa dianteira de sua Ferrari ao bater no Toro Rosso de Daniel Ricciardo e Bruno Senna colidiu com Romain Grosjean. Na segunda volta, Lewis Hamilton provavelmente atingiu destroços e teve o pneu traseiro esquerdo furado.
Logo, Button se livrou de Nico Hulkenberg e Schumacher sem muitas dificuldades e se posicionou em terceiro lugar. No entanto, Alonso e Vettel, com um ritmo muito forte, já estavam com boa vantagem sobre ele.
Alonso, Vettel e Button partiram com a mesma estratégia de largar com pneus macios e, no primeiro pit stop, colocaram um jogo de médios, que permitiam uma maior constância ao comportamento do carro.
Continua depois da publicidade
Com os pneus médios, Vettel deu a impressão de que partiria para a ultrapassagem em Alonso, que, no entanto, sempre controlou uma distância que impedia uma tentativa de ultrapassagem. Enquanto isso, Button chegava neles.
O inglês foi o primeiro a fazer o segundo pit stop, na 42ª volta de um total de 67, e Alonso e Vettel pararam na passagem seguinte. O plano do inglês deu certo e ele voltou à frente de Vettel e não muito distante do espanhol.
Button, então, partiu para cima de Alonso e, por vários momentos, chegou a estar a menos de um segundo. Mas em nenhuma ocasião, ele teve uma real chance de ultrapassar e, no fim, acabou perdendo o segundo lugar para Vettel, na penúltima volta.
Continua depois da publicidade
Sem ser mais ameaçado, Alonso partiu para sua terceira vitória na temporada.