Bronze na Olimpíada de Pequim/2008 com a ex-parceira Isabel Swan, na classe 470 feminina, a velejadora Fernanda Oliveira não consegui repetir o resultado nos Jogos Olímpicos de Londres. Nesta sexta-feira, velejando com Ana Barbachan na regata da medalha, em Weymouth (ING), ela chegou na 7ª posição, somou 75 pontos perdidos, ficando em 6º na classificação geral.

Continua depois da publicidade

A medalha de ouro foi para as neozelandesas Jo Aleh e Olivia Powrie, com 35 pontos perdidos, a prata para as britânicas Hannah Mills e Saskia Clark, com 51 pontos perdidos, e bronze para as holandesas Lisa Westerhof e Lobke Berkhout, com 64 pontos perdidos.

Fernanda e Ana entraram na regata da medalha, disputada pelas dez melhores duplas e valendo o dobro de pontos, precisando tirar nove pontos das holandesas e seis das francesas. Com isso, tinham de ficar cinco posições na frente das primeiras e três das segundas. Mas a dupla brasileira não largou bem e acabou ficando para trás na disputa. Com ventos fracos, elas tiveram dificuldade de recuperar as posições.

Com uma boa largada, as neozelandesas lideraram do início ao fim e garantiram a vitória. As britânicas fizeram uma prova ruim, mas entraram na regata da medalha sem chances de perderem a prata, mesmo chegando na 9ª posição. Acirrada foi a disputa pelo bronze entre as holandesas e as francesas. Elas duelaram a regata em inteira. Lisa e Lobke acabaram chegando em sexto, uma posição atrás de Camille e Mathilde, mas foi o suficiente para garantirem a medalha com apenas um ponto de diferença.

Continua depois da publicidade