Filho de imigrantes alemães, Rolf Kuehnrich é um dos importantes nomes do setor têxtil de Santa Catarina. Desde criança teve fascínio por acompanhar os pais, Paul e Martha, na empresa da família, a Teka Tecelagem Kuehnrich.

Continua depois da publicidade

Leia outras informações da colunista Fernanda Nasser

Rolf nasceu um mês antes da fundação da empresa e, assim como a companhia, que completa 90 anos no dia 8 de maio, ele festeja seu aniversário neste domingo.

A voz firme e o brilho nos olhos revelam o orgulho que sente ao falar da fábrica e de todas as histórias que vivenciou dentro dela. Nos primeiros anos, quando a empresa era uma camisaria, ele ajudava a mãe a passar as peças e embalar os produtos. Depois se formou como contador e ganhou uma viagem para São Paulo e Rio de Janeiro.

– As vendas não estavam muito boas então fiz alguns contatos com representantes e consegui vender toda a produção do mês, além do estoque. Ao retornar e saber da notícia, meu pai ficou muito orgulhoso e pediu que eu assumisse as vendas – lembra ele.

Continua depois da publicidade

Há 69 anos Rolf participa diariamente das atividades na empresa e conta que o mais gratificante para ele foi ter criado a marca Teka – primeiro era CK, depois passou para TK e então Rolf acrescentou as vogais. Rolf afirma sentir-se orgulhoso em deixar um legado, perpetuando o sonho do pai.

A emoção ao falar da esposa Margarida Helena Kuehnrich revela o carinho e admiração que sente por ela. Casados há 65 anos, eles tiveram dois filhos, Frederico e Marleen, seis netos e oito bisnetos. Sempre presentes na vida social de Blumenau.

Uma história de vida que deixa sua marca na cidade.

– Hobby: durante muitos anos joguei futebol e cheguei até a praticar punhobol. Tenho uma quadra de tênis em casa e há anos jogo com os amigos todas as quartas-feiras.

– Lugar inesquecível: minha fazenda em Bom Sucesso, onde plantei muitos pés de maçã, além de criar gado de corte. Foi um local que me fez muito bem e que carrego muitas lembranças boas.

Continua depois da publicidade

– Sonho: Chegar aos 95 anos com saúde. Sempre cuidei muito da minha saúde.

– Livro: Leio diariamente jornais e assisto noticiários. Mas o livro que estou lendo no momento é de Abilio Diniz, sobre o Pão de Açúcar.

– Herói: meu pai, que veio apenas com dois marcos ao Brasil e construiu a Teka e uma maravilhosa família.

– Exemplo que guarda do seu pai: ele me ensinou muitas coisas boas e uma delas é o respeito pelas pessoas.

– Local em que moraria: na praia.

– O que irrita: trânsito, um mal do século.

– Filosofia de vida: acreditar nos sonhos e sempre batalhar por eles com honestidade e respeito.

Continua depois da publicidade

– Frase: “O importante não é vencer todos os dias, mas lutar sempre!”.