Aos 10 anos Seclenda Roedel aprendeu com a tia a lidar com cabelos e penteados. Na época, arrumava as vizinhas e amigas do bairro em Indaial, onde nasceu, e o amor pelo que fazia dura até hoje. Há mais de 52 anos seu salão de beleza em Blumenau é frequentado por clientes antigas, hoje também amigas.
Continua depois da publicidade
Em 1964 abriu o primeiro salão na Alameda Rio Branco e desde aquela época seus endereços sempre foram ali, em casarões antigos. Hoje permanece no número 456. Ela já trabalhou na antiga Socilca – famosa escola de etiqueta e centro de beleza fundado por Ina Hering – e lá ensinava penteados. Quem também trabalhava no local era Vera Fischer, que dava aulas de maquiagem pouco antes de ir para o Rio de Janeiro. Seclenda também participou por anos do Programa da Valmira, na antiga TV Coligadas (depois RBS TV), onde ao vivo fazia produções em modelos.
Uma época famosa da trajetória dela foi quando arrumava as misses, nos concursos de Miss Santa Catarina que ocorriam em Blumenau, grande acontecimento social. Neste tempo conheceu celebridades que vinham à cidade e eram penteadas por ela, como Ioná Magalhães. Carlinhos Muller e depois Neusinha Manzke, ex-colunistas do Santa, também clientes assíduos, como quase toda a sociedade blumenauense. Foi ela, inclusive, quem me penteou em meus 15 anos e no baile de debutantes.
:: Leia mais colunas de Fernanda Nasser
Outra cliente ilustre dela foi a bisneta do Dr. Blumenau, Iutta Blumenau Iesel, que mora em Berlim e vinha de vez em quando para cá, participar de eventos importantes. Com o salão na Alameda, Seclenda conta que na enchente de 1983 perdeu tudo. Documentos, móveis e fotos. Algumas lembranças que sobraram atualmente estão nas paredes do espaço, lembrando uma época de ouro. Hoje, Seclenda diz que tudo mudou, consequência da abertura de muitos salões e do crescimento da cidade. Ela também não esconde a alegria e a satisfação em viver a filosofia Seicho-No-Ie. Participa das reuniões e ajudou a construir um centro em Blumenau.
Continua depois da publicidade
Seclenda fez parte de minha infância e da vida de muitas e muitos blumenauenses. Um privilégio tê-la até hoje entre nós, com sua luz e simpatia. Um presente da cidade com muitas histórias para contar.
Hobby: fazer tricô e frequentar a Seicho-No-Ie
Lugar inesquecível: Salvador (BA)
Música: sertaneja
Mania: dormir à tarde
Filme: Ghost, Do Outro Lado da Vida
Luxo: foi conhecer e viver a filosofia do Seicho-No-Ie
Não vivo sem: sem Deus
Sonho: viajar para Berlim, Japão e Grécia
Comida preferida: doces
Cidade que moraria: Timbó
Quando iniciou a carreira: em 1964
Qual época que marcou o auge dos penteados: os anos 1970 e 1980
Quais os penteados da moda na época: ondulados e presos. Minha especialidade é o coque
Quanto tempo sua equipe está com você: a Neves está desde 1971 e a Nazira há uns 30 anos. Já são família
O que faz aos fins de semana: visito meus parentes em Rio dos Cedros e outras cidades pelo interior de SC
Conselho: ter muita fé e nunca esquecer de Deus
Frase: Perdoar sempre