A jornalista Fernanda Gentil, de 37 anos, revelou neste último sábado (24) que foi diagnosticada com Paralisia de Bell, doença que causa fraqueza súbita e temporária nos músculos do rosto. A divulgação foi feita em seu canal no YouTube, onde contou como descobriu a doença.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
Segundo os relatos de Gentil, os sintomas iniciaram durante um reencontro com seu filho caçula, Gabriel, de sete anos, que estava viajando com seu pai: “Quando ele chegou, eu obviamente agarrei ele, abracei, beijei, espremi e senti que fiquei com a boca meio dormente. Passou aquela euforia toda, esqueci, distrai”.
Ela só reparou que não estava normal no dia seguinte, quando se preparava para sair e trabalhar. De acordo com o relato no vídeo, Fernanda conta que: “Começei a mandar vários beijos e não saia, a boca não firmava, sabe? Percebi que o lado da esquerda, que era justamente o que estava incomodando a minha boca, não estava correspondendo com o lado da direita”, relatou a jornalista.
5 dicas para estimular a produção de colágeno na pele
Continua depois da publicidade
Depois do episódio, Fernanda Gentil procurou um médico e após uma chamada de vídeo e uma série de exercícios, o profissional descartou a probabilidade de ser algo neurológico, como um AVC ou um tumor. Em seguida, ela foi até ao hospital e fez exames para ter um diagnóstico:
“O médico me diagnosticou com Paralisia de Bell, que é essa paralisia parcial do rosto. Não tem uma origem certa do que pode causar, tem várias opções. Estresse pode ser uma delas, mas também é uma possibilidade o vírus da herpes, que eu tenho (no meu corpo)”, comentou.
Causas e sintomas da Paralisia de Bell
A causa exata da Paralisia de Bell não é conhecida, mas acredita-se que seja desencadeada por uma infecção viral, como o herpes simples. Também pode ser causada por outros fatores, como inflamação do nervo facial.
Fim de uma era: Fátima Bernardes deixa a Globo após 37 anos de carreira
Entre os sintomas mais conhecidos, estão a fraqueza ou paralisia repentina de um lado do rosto, queda da pálpebra, boca torta e dificuldade em fechar um olho ou sorrir de um lado da face. Alem disso, pode ocorrer também perda do paladar, produção excessiva de saliva e aumento da sensibilidade ao som em um ouvido.
Continua depois da publicidade
Como tratar a Paralisia de Bell
O tratamento da paralisia de Bell vai depender da gravidade dos sintomas apresentados por cada paciente. Na maioria dos casos, o médico prescreve medicamentos, como corticosteroides, para reduzir a inflamação e acelerar a recuperação.
Posteriormente é indicado terapia física e exercícios faciais para auxiliar a restaurar da função muscular. Na maioria dos casos, a paralisia de Bell melhora em algumas semanas, ou meses, e a maioria das pessoas se recupera completamente.
Leia também
Faustão é internado novamente e passa por transplante de rim
“Gnomo, fada e magia”: quanto custam os produtos do BBB vendidos por empresa de SC