Paciência mútua, saúde, compreensão e incentivo um ao outro e muito amor. Esta é uma receita perfeita para o sucesso de um casal. E por que não treinar estas práticas? Dá para fazer uma simulação perfeita deste mundo ideal se o casal optar por encarar o desafio de treinar corrida em conjunto. E a experiência prática e vitoriosa já é vivida por Paulo Vitor Bona Negri e Fernanda Oaigen Negri.

Continua depois da publicidade

Neste domingo, eles formarão o “casal 21k” na Meia Maratona Internacional de Florianópolis. Correrão juntos para simular um dos desafios do seu próximo objetivo, as sempre duras provas de triatlo. Já no início de dezembro estarão na disputa do Challenge Florianópolis. E conciliar a vida profissional e em família com treinos tão intensos vale a pena?

— Vale muito, você ter a companheira do seu lado no esporte é como ter um aliado poderoso. Um ajuda o outro a encarar os treinos, há cumplicidade e o melhor é saber que tudo isso é em benefício da sua saúde — relata Paulo.

E a universidade da vida de casais pode ter mestrado com as corridas, afinal nem tudo é conto de fadas:

Continua depois da publicidade

— Como fui incentivada pelo Paulo a correr, então ele é o mais empolgado, nunca tem tempo ruim para ele e, às vezes, a outra pessoa não está tão motivada. Mas, com o tempo, aprendemos a respeitar as diferenças e, hoje em dia, tem infinitamente mais tempo bom do que ruim – comemora Fernanda.

E a saúde é foco central na vida do casal. Paulo é educador físico e Fernanda, fisioterapeuta. Para ela, a motivação é até maior, afinal começar a correr, incentivada pelo marido, foi libertador em relação ao sofrimento com a síndrome do pânico:

— Acredito que no caso das mulheres a questão estética influencia, você imaginar que vai emagrecer, vai cultivar hábitos saudáveis. Porém, no meu caso, determinante foi a proposta do Paulo para me ajudar, afinal eu tomava dois medicamentos contínuos para pânico, era muito ansiosa, e ele me provou que com atividade física eu poderia vencer esta dificuldade sem o uso de remédios. Conversei com meus médicos, eles concordaram e o resultado foi maravilhoso — relata a atleta.

Continua depois da publicidade

Deu tão certo, que até as profissões ajudam, se complementam:

— Se vejo algo que tecnicamente não está legal já rola um feedback em casa, mas sem ser chato, até porque estamos em uma assessoria (a Just Run), e, querendo ou não, somos um casal, é melhor que outro faça a correção.

Fernanda concorda:

— É legal que tenha um terceiro auxiliando, porque aí há um filtro, tanto que na fisio posso atendê-lo em uma necessidade, mas para um tratamento indico um colega, é melhor assim – acrescenta.

A dupla recomenda para outros casais que apostem na parceria em corrida e no esporte em geral:

— Dá para conciliar tudo, a vantagem é você entender o companheiro, respeitar o tempo do outro, o descanso do parceiro e também decidir quando é para abdicar de um treino em favor da família, dos amigos, ou o contrário e, quando estas decisões são em conjunto, o casal se completa, você transforma um momento de esforço físico, que exige regras, em algo que dá prazer — explica Fernanda.

Continua depois da publicidade

A simulação no esporte da vida a dois é válida, segundo Paulo:

— A vida impõe desafios que quando há compreensão mútua são mais fáceis de enfrentar, no caso da corrida você levantar para treinar cedinho, ter a cumplicidade do outro facilita tudo. No nosso caso, não ganhamos dinheiro com a corrida, é um lazer, claro com competitividade, então temos que abdicar de um treino às vezes até para dar uma entrevista — brinca Paulo.

E o recado final é de Fernanda:

— O mais importante é que a pessoa opte por treinar junto desde que seja por decisão própria. Dá a impressão que a gente corre um pelo outro, confesso que no início esta era minha visão, até demorei para entender que, no fundo, o esforço é próprio, pelo seu bem estar, por uma vida mais saudável, para melhorar a convivência — ensina.

O “casal 21k” estará em ação, a partir das 7h de domingo, na Beira-Mar Norte, em Florianópolis, junto com outros 4 mil corredores que vão colorir as ruas da Capital com esforço, competitividade e saúde.

Continua depois da publicidade

SERVIÇO DA PROVA DE DOMINGO

Local da largada e chegada

Praça do Sesquicentenário da Polícia Militar, avenida Beira-Mar Norte.

Entrega dos kits, no local da prova

Sexta-feira: 13h às 20h

Sábado – 10h às 19h

Programação:

5h30min às 6h30min – Entrega dos Chips da Meia Maratona6h50min – Início do Aquecimento/Alongamento da Meia Maratona

6h às 7h – Entrega dos Chips (Corrida e Rústica)

7h – Largada da Meia Maratona

7h15min – Início do Aquecimento/Alongamento (Corrida e Rústica)

7h30min – Largada da Corrida e Rústica

10h – Início da Cerimônia de Premiação

Trânsito

Trânsito parcial na Beira-Mar Norte e na Avenida Governador Gustavo Richard.

A recomendação é evitar entre 6h e 10h o deslocamento pelas pontes Pedro Ivo e Colombo Salles e pela avenida Beira-Mar Norte em toda sua extensão.

CONFIRA OS PERCURSOS