As escolas e creches da rede pública municipal de Blumenau estarão fechadas a partir da próxima segunda-feira (19). O motivo é o período de férias dos alunos, que só voltam aos bancos escolares no dia 2 de agosto. A decisão de unificar os calendários da educação básica e ensino infantil, ofertando recesso igual de 15 dias, foi comunicada pelo prefeito Mário Hildebrandt e a secretária Patrícia Lueders em live no dia 1º de julho.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias do Vale do Itajaí pelo WhatsApp
Nesta mesma transmissão nas redes sociais, a prefeitura informou que o Programa de Atendimento Recreativo (PAR) disponibilizado no recesso de início de ano nas creches municipais não existirá no ano que vem. Em 2021 o serviço já não estava disponível às famílias em virtude da pandemia e no próximo será interrompido como uma forma de teste. Ou seja, os centros de educação infantil e creches abrirão na mesma data.
Mais de 15 mil crianças estão matriculadas atualmente nas creches mantidas pelo governo municipal. Nas escolas o número é ainda maior: são quase 22 mil estudantes na educação básica.
Reforço escolar
A volta às aulas no segundo semestre pode ter novidades em Blumenau. Nesta segunda (12) e terça-feira (13), a Secretaria de Educação está recebendo os resultados das avaliações de desempenho aplicadas no início do ano em todos os alunos da educação básica da rede pública municipal.
Continua depois da publicidade
Mais de 21 mil estudantes fizeram as provas de Português e Matemática que devem apontar quais são os maiores gargalos de aprendizagem gerados pelo tempo longe das salas em decorrência da Covid-19.
Embora tenham recebido ensino remoto e o índice de evasão não tenha alcançado 1%, o município reconhece que a participação dos alunos foi diferente e isso pode gerar demandas diferentes para cada turma.
Com base nos dados recebidos e analisados nesta semana é que a Secretaria de Educação de Blumenau vai traçar as estratégias para recuperar o conteúdo que eventualmente possa ter sido perdido.
Em junho, a secretária Patrícia Lueders não descartou a possibilidade de oferecer reforço em contrarturno para algumas crianças e adolescentes.
Continua depois da publicidade
> Blumenau prevê defasagem no ensino e cogita aulas de reforço para compensar perdas
> Ritmo da vacinação contra a Covid-19 em SC é insuficiente para cumprir o calendário