Com a véspera e o feriado de Natal em Santa Catarina chegando, os moradores do Estado catarinense devem se preparar para enfrentar um clima instável. O clima será marcado por sol entre nuvens, tempo abafado e chuva mais frequente.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Segundo a Epagri/Ciram, na Grande Florianópolis e no Norte do Estado as condições de chuva são isoladas e passageiras, durante a véspera de Natal, especialmente no início e fim do dia, associada à circulação marítima. No Oeste e Sul do Estado condição de chuva e temporais isolados na tarde e noite.

Já no feriado de Natal a chuva será frequente, especialmente em forma de pancadas com trovoadas nas tardes e noites, associadas a áreas de baixa pressão e uma frente fria.

Verão em SC terá policiais bilíngues, turismo na Serra e número recorde de estrangeiros

Continua depois da publicidade

Confira a previsão para os dias que antecedem o Natal

Sábado (21)

A frente fria se afasta do Estado. Mas, a circulação marítima somada à presença de uma área de baixa pressão segue mantendo maior quantidade de nuvens em áreas do centro/leste do Estado com condição para pancadas de chuva, eventualmente acompanhada de raios com risco baixo para ocorrências associadas.

No Oeste, o sol predomina entre poucas nuvens. No amanhecer, as temperaturas oscilam entre 13°C e 19°C entre o Meio-Oeste, Planaltos e Grande Florianópolis Serrana e de 20°C a 23°C no Litoral. Durante a tarde, elas sobem, oscilando de 25°C a 32°C na maior parte de Santa Catarina, com os maiores valores sendo observados no Oeste.

Domingo (22)

A formação de uma frente fria no Rio Grande do Sul e o deslocamento desse sistema pelo Estado volta a favorecer a ocorrência de pancadas de chuva e temporais isolados com intensas rajadas de vento e granizo, especialmente entre o Meio-Oeste e o Litoral.

Continua depois da publicidade

O risco é baixo e moderado para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica e alagamentos pontuais. No amanhecer, as temperaturas variam entre 12°C e 17°C entre a Serra, Meio-Oeste e Planaltos e de 17°C a 21°C nas demais regiões.

Segunda-feira (23)

A circulação marítima se divide favorecendo a ocorrência de pancadas de chuva em áreas próximas a Serra e ao Litoral.

Terça-feira (24)

Na terça-feira (24), a formação de mais uma frente fria entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina volta a favorecer a ocorrência de chuva e temporais isolados.

A Defesa Civil de Santa Catarina reforça o alerta para a possibilidade de novos eventos climáticos extremos, semelhantes aos registrados em anos anteriores, que podem causar impactos significativos em diversas regiões do Estado.

Continua depois da publicidade

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia também

Desastres climáticos “expulsaram” 1 milhão de catarinenses de casa nos últimos 20 anos

Verão fica sem o La Niña e SC pode ter uma “surpresa climática” em 2025