O feriado de Finados começa em Santa Catarina com risco alto para alagamentos e enxurradas. O alerta é da Defesa Civil do Estado, que prevê risco alto a moderado para as ocorrências, assim como destelhamentos, danos à rede elétrica e queda de galhos e árvores. Boa parte do Estado ainda tem risco muito alto para deslizamentos.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
O alerta de alagamentos é devido ao processo de formação de uma frente fria, associada a um ciclone extratropical entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai, que pode provocar temporais com raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e chuva intensa em Santa Catarina, entre quinta (2) e sexta-feira (3).
Na quinta-feira, os temporais e a chuva se concentram no Grande Oeste e nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, mas na madrugada e manhã de sexta se espalham para as demais regiões do Estado.
Segundo a Defesa Civil, deve chover acumulados de 80 a 110 mm nas áreas em laranja e de 50 a 90 mm nas áreas em amarelo, com pontuais podendo ficar acima dos valores previstos.
Continua depois da publicidade
Defesa Civil alerta para deslizamentos
Com a previsão de mais chuva, a Defesa Civil também alerta para deslizamentos. O risco é muito alto nas regiões em vermelho, e alto nas regiões em laranja, entre quinta-feira (2) e sábado (4). Veja no mapa:

Fique atento aos sinais de deslizamentos:
- Se há inclinação de cercas, muros, postes e árvores;
- Aparecimento de água e protuberâncias na base da encosta;
- Sons incomuns, como árvores quebrando e estalos na encosta
- Rachaduras ou fendas em encostas;
- Rachaduras novas nas paredes;
- Portas ou janelas empenarem, ou emperrarem de repente;
- Muros e paredes estufadas;
- Estalos;
- Águas mais barrentas que o normal.
Leia também
Defesa Civil alerta para possibilidade de temporais durante feriado de Finados em Joinville
Continua depois da publicidade
Caixa libera FGTS para atingidos por enchente em Blumenau; saiba se você tem direito