Certamente, o 7 de setembro representa um momento que mudou a história do Brasil. Celebrando a declaração de independência do país, essa data é até hoje exaltada como um dos momentos máximos de soberania do nosso povo e do território. Podendo ser considerado o marco inicial de uma formação bastante particular de nação.
Continua depois da publicidade
Anualmente, vários eventos são organizados para relembrar e homenagear o grito que mudou tudo. Portanto, saiba tudo sobre esse feriado em 2024, quando cai. se é prolongado e qual a origem da data.
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Quando cai o 7 de setembro em 2024?
Conforme está no calendário de 2024, o dia 7 de setembro cai em um sábado. Apesar da data do ano passado ter sido na quinta, 2024 será um ano bissexto. Portanto as datas depois de fevereiro serão dois dias da semana depois, não apenas um.
Continua depois da publicidade
7 de setembro será prolongado?
A princípio, não. Por cair em um fim de semana, não existe razão para ser prolongado. A não ser que algum município ou estado tenha algum feriado na segunda-feira posterior, dia 9 de setembro.
Veja todos os feriados prolongados de 2024
7 de setembro é feriado nacional?
Sim. De acordo com o jornal Estado de São Paulo, o 7 de setembro é feriado nacional decretado desde o ano de 1949. Portanto, as instituições são obrigadas a dar folga ou algum tipo de compensação aos funcionários.
Continua depois da publicidade
Qualquer funcionário com CLT que for convocado a trabalhar na data tem o direito de receber hora extra remunerada em dobro.
Origem do feriado de 7 de setembro
A história do 7 de setembro é bastante conhecida, mas não custa nada relembrar. O marco inicial da data foi o dia 7 de setembro de 1822, quando D. Pedro chegou às margens do Rio Ipiranga e deu o grito que marcou a independência e o rompimento do Brasil
Em seguida, D. Pedro, que era da linha sucessória do trono português, foi declarado Imperador do Brasil, sob a alcunha de D. Pedro I. O acontecimento veio depois de muitas revoltas separatistas como a Inconfidência Mineira e a Conjuração Baiana.
Continua depois da publicidade
Apesar de ter sido tratado por muito tempo como unanimidade, alguns pesquisadores já trazem um debate de que a proclamação não foi dessa maneira. Na verdade, o debate é de que a história tenha sido registrada assim para dar um tom mais heróico.
Razões para a independência
De acordo com os historiadores especializados no tema, uma série de fatores levou o Brasil a romper com Portugal, mas o principal deles talvez tenha sido a insatisfação da elite local com a política colonial da Coroa Portuguesa.
Além disso, as revoluções liberais que aconteceram no Século XVIII influenciaram muito o pensamento por aqui. Dentre elas destacam-se principalmente a Revolução Francesa em 1789 e a Independência dos Estado Unidos no ano de 1776.
Continua depois da publicidade