Todo mundo quer começar o ano com pé direito. Por isso, é extremamente importante saber todas as informações. Para organizar festas e viagens e iniciar o ano da melhor maneira possível. Além disso, a data tem muito significado para praticamente todo mundo.
Continua depois da publicidade
Então confira nesta reportagem qual dia da semana será o 1º de janeiro e se poderemos prolongar as celebrações ou não.
Siga as notícias do Hora no Google Notícias
Quando será o 1º de janeiro de 2024?
De acordo com o calendário 2024, o dia 1º de janeiro, também conhecido como Dia da Confraternização Universal, cai em uma segunda-feira. Assim, esse é um dos 8 feriados do ano que caem em dias de semana.
Continua depois da publicidade
O feriado será prolongado?
Geralmente, os feriados que caem na segunda-feira não são prolongados. Entretanto, a maioria das pessoas vão estar de recesso no período. As escolas estarão de férias e algumas empresas dão folgas maiores. Portanto, é possível que ocorra uma prolongada não oficial.
Origem do Dia da Confraternização Universal
Apesar de ser um evento importante há séculos, foi apenas no Século XX que o seu significado foi institucionalizado. A Organização das Nações Unidos (ONU), definiu o 1º de janeiro como Dia da Confraternização Universal, a data tem um significado muito bonito de paz e união entre os povos.
A confraternização foi proposta pelo Papa Paulo VI, no ano de 1968, para ser um evento além da Igreja Católica, mas de congregação de todos os povos. Além disso, a data é utilizada para lembrar os objetivos de Sustentabilidade da ONU para 2030.
Continua depois da publicidade
Já no Brasil, o primeiro registro de um feriado oficial foi no ano de 1935, durante o governo de Getúlio Vargas.
Históricamente, culturas como os Babilônios celebravam um novo ciclo no início da Primavera do Hemisfério Norte. Já os gregos celebravam a virada nos dias que corresponden aos dias 21 e 22 de dezembro do calendário atual.
1º de janeiro pelo mundo
Praticamente todos os países do planeta celebram o 1º de janeiro como Dia do Ano Novo. Algumas culturas como a chinesa têm o seu próprio calendário. Neste caso, a data comemorativa de passagem muda de acordo com o calendário deles. Geralmente no fim de janeiro ou início de fevereiro.
Continua depois da publicidade
Os judeus têm a celebração de Ano Novo no primeiro dia do mês de Tishrei, primeiro mês do calendário judaico, entre meados de setembro e outubro. A data é chamada de Festa das Trombetas.
Já os islâmicos têm a virada de ano no mês de maio. Pois representa o aniversário de Hégira (emigração em árabe). O Marco zero desse calendário é o ano 622 da era cristã, data que o Profeta Maomé deixou a Cidade de Meca para se fixar em Medina.
Diferenças entre Réveillon e Ano Novo
Apesar de muita gente achar que Réveillon e 1º de Janeiro são sinônimos, as datas representam momentos diferentes. O Réveillon representa o momento de virada no 31 de dezembro, enquanto o dia do Ano Novo é o dia seguinte.
Continua depois da publicidade