A Prefeitura de Florianópolis anunciou nesta quarta-feira (20) que vai reforçar o controle de prevenção ao coronavírus entre os dias 20 e 25 de maio por conta do feriadão adotado em São Paulo.

Continua depois da publicidade

As medidas foram tomadas diante do receio de que Florianópolis receba grande número de turistas vindos da capital paulista – a cidade, um dos epicentros da doença no país, antecipou feriados para tentar aumentar o índice de isolamento contra a Covid-19.

Entre as medidas anunciadas pela prefeitura da Capital catarinense, está o reforço no controle feito no Aeroporto Hercílio Luz, que já possui barreira sanitária com medição de temperatura e testes, e também a instalação de barreiras sanitárias em vias terrestres para abordar veículos vindos de São Paulo.

— Sabemos que Florianópolis é um dos destinos preferidos dos paulistas e isso nos deixa felizes. Mas, neste momento de pandemia, não é hora de deslocamentos ou turismo — disse o prefeito Gean Loureiro.

A prefeitura também informou que aplicativos de locação de imóveis ou sites de buscas e reservas estão proibidos de fazer novas locações para o período de 20 a 25 de maio para turistas vindo de São Paulo. A medida vale para novas reservas.

Continua depois da publicidade

Além disso, a prefeitura comunicou que equipes da Vigilância Sanitária e da Guarda Municipal vão atuar no período noturno em bares e restaurantes para inibir aglomerações. Com apoio da Polícia Militar, Polícia Civil e Ministério Público, o município também pretende aumentar a fiscalização em caso de denúncias de festas particulares.

Segundo dados da Prefeitura de Florianópolis, a cidade tem atualmente 603 casos confirmados de coronavírus e sete mortes pela doença. É a menor taxa de letalidade entre as capitais brasileiras. Entre os infectados, 506 já se recuperaram e 90 ainda estão doentes.

Conforme o Governo de Santa Catarina, são 519 casos confirmados. A diferença na contagem entre prefeitura e Estado ocorre porque os novos casos precisam ser validados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES).